30/07/2013

Comemoração de Robert Barnes, Confessor e Mártir - 30 de julho

"Robert Barnes e seus companheiros de prisão buscam o perdão", ilustração de Joseph Martin Kronheim no Livro dos Mártires de John Foxe (1887)

Lembrado como um discípulo de Martinho Lutero, Robert Barnes é considerado um dos primeiros mártires luteranos. Nascido em 1495, Barnes se tornou o prior do mosteiro agostiniano em Cambridge, na Inglaterra. Convertido ao ensino luterano, compartilhou suas percepções com muitos estudiosos ingleses através de escritos e contatos pessoais. Durante um período de exílio na Alemanha, tornou-se amigo de Lutero e mais tarde escreveu um resumo em latim das principais doutrinas da Confissão de Augsburgo intitulado “Sententiae”. Após seu retorno à Inglaterra, Barnes compartilhou pessoalmente suas doutrinas e ideias luteranas com o rei Henrique VIII e, inicialmente, teve uma recepção positiva. Em 1529, Barnes foi nomeado capelão real. No entanto, ele foi vitimado pelas reviravoltas no clima político e eclesiástico de seu país natal. Barnes foi queimado na fogueira em Smithfield, em 1540. Sua derradeira confissão de fé foi publicada por Lutero, que chamou seu amigo Barnes de “o nosso bom, piedoso companheiro de mesa e hóspede de nossa casa, este santo mártir, Santo Robertus”.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-Poderoso Deus, Pai Celestial, tu concedeste coragem a teu servo Robert Barnes para renunciar sua vida para confessar a verdadeira fé durante a Reforma. Que possamos continuar firmes em nossa confissão da fé apostólica e tudo sofrer, até mesmo a morte, em vez de afastar-se dela; através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário