23/10/2017
Festa de São Tiago de Jerusalém, Irmão de Jesus e Mártir – 23 de outubro
São Tiago de Jerusalém (ou “Tiago, o Justo”) é referido por São Paulo como “o irmão do Senhor” (Gálatas 1.19). Alguns teólogos modernos acreditam que Tiago era filho de José e Maria e, portanto, um irmão biológico de Jesus. Mas na maior parte da Igreja (historicamente, e ainda hoje), o termo de Paulo “irmão” é entendido como “primo” ou “parente”, e Tiago é tido como o filho de uma irmã de José ou Maria, que ficou viúva e foi morar com eles. Juntamente com outros familiares de nosso Senhor (exceto sua mãe), Tiago não cria em Jesus até sua ressurreição (João 7.3-5; 1 Coríntios 15.7). Depois de se tornar um cristão, Tiago foi elevado a uma posição de liderança dentro da primeira comunidade cristã. Sobretudo após a saída de São Pedro de Jerusalém, Tiago foi reconhecido como o bispo da Igreja naquela cidade santa (Atos 12.17; 15.12 ss.). Segundo o historiador Josefo, Tiago foi martirizado em 62 d. C., sendo apedrejado até a morte pelos saduceus. Tiago foi o autor da Epístola no Novo Testamento que leva o seu nome. Nela, ele exorta seus leitores a permanecerem firmes na única fé verdadeira, mesmo diante de sofrimento e tentação, e viver a vida pela fé que há em Cristo Jesus. Tal fé, ele deixa claro, é uma coisa operante e ativa, que nunca cessa de fazer o bem, confessar o Evangelho com palavras e ações, e arrisca a sua vida, tanto agora como sempre, na cruz.
Cor litúrgica: Vermelha
LEITURAS:
† Atos 15.12-22a
† Salmo 133 (antífona vers. 1)
† Tiago 1.1-12
† Mateus 13.54-58
ORAÇÃO DO DIA:
Pai Celestial, pastor do teu povo, tu levantaste Tiago, o Justo, irmão de nosso Senhor, para liderar e orientar a tua Igreja. Concede que possamos seguir o seu exemplo de oração e reconciliação e sermos fortalecido pelo testemunho de sua morte; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.
Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. pág. 841-842)
18/10/2017
Festa de São Lucas, Evangelista – 18 de outubro
"São Lucas Evangelista", Melchor Pérez de Holguín (1660 – 1732) |
São Lucas, o médico amado, como é chamado por São Paulo (Cl 4.14), nos presenteia com Jesus, cujo sangue provê o remédio da imortalidade. Lucas viajou com Paulo durante a segunda viagem missionária, juntando-se a ele após Paulo receber chamado da Macedônia para levar o Evangelho para a Europa (At 16.10-17). Lucas muito provavelmente ficou em Filipos por sete anos, juntando-se novamente a Paulo no final da terceira viagem missionária na Macedônia. Viajou com Paulo a Trôade, Jerusalém e Cesareia, onde Paulo foi preso por dois anos (At 20.5 – 21.18). Enquanto estava em Cesareia, Lucas pode ter pesquisado o material que ele usou em seu Evangelho. Depois, Lucas acompanhou Paulo em sua viagem a Roma (At 27.1 – 28.16). Especialmente belas no Evangelho de Lucas são as histórias do Bom Samaritano (Lc 10.29-37), do filho pródigo (Lc 15.11-32), do homem rico e Lázaro (Lc 16.19-31), e do fariseu e o cobrador de impostos (Lc 18.9-14). Somente Lucas fornece um relato detalhado do nascimento de Cristo (Lc 2.1-20) e os cânticos de Maria (Lc 1.46-55), de Zacarias (Lc 1.68-79) e de Simeão (Lc 2.29-32). Para mostrar como Cristo continuou seu trabalho na Igreja Primitiva através dos apóstolos, Lucas também escreveu os Atos dos Apóstolos. Mais de um terço do Novo Testamento vem das mãos do evangelista Lucas.
Cor litúrgica: Vermelha
LEITURAS:
† Isaías 35.5-8
† Salmo 147.1-11 (antífona vers. 12)
† 2 Timóteo 4.5-18
† Lucas 10.1-9
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, nosso Pai, teu bendito Filho chamou o médico Lucas para ser um evangelista e médico da alma. Concede que o remédio curativo do Evangelho e dos Sacramentos possam afastar as doenças de nossas almas para que, com coração voluntário possamos amar e servi-lo; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.
Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 826)
17/10/2017
Comemoração de Inácio de Antioquia, Pastor e Mártir – 17 de outubro
"Martírio de Santo Inácio de Antioquia", Pier Leone Ghezzi (1674-1755) |
Inácio foi bispo de Antioquia na Síria, no início do século II d. C., e um mártir cristão primitivo. Próximo ao fim do reinado do imperador romano Trajano (98-117 d. C.), Inácio foi preso, levado acorrentado para Roma e posteriormente jogado às feras na arena. No caminho para Roma, escreveu cartas aos cristãos de Éfeso, Magnésia, Trales, Roma, Filadélfia e Esmirna, bem como a Policarpo, bispo de Esmirna. Nas cartas, que têm um tom maravilhosamente pastoral, Inácio alertou contra algumas heresias (falsos ensinamentos). Ele também enfatizou várias vezes a plena humanidade e divindade de Cristo, a realidade da presença corporal de Cristo na Ceia do Senhor, a autoridade do bispo e a unidade da Igreja fundamentada em seus bispos. Inácio foi o primeiro a utilizar a palavra católica para descrever a universalidade da Igreja. Seu cristocentrismo, sua coragem diante do martírio e seu zelo pela verdade contra a falsa doutrina são um legado permanente para a Igreja.
ORAÇÃO DO DIA:
Deus Todo-poderoso, louvamos o teu nome pela vida de Inácio de Antioquia, pastor e mártir. Ele se ofereceu como grão para ser moído pelos dentes das feras, para que pudesse apresentar a ti o pão puro do sacrifício. Aceita o tributo voluntário de tudo o que somos e tudo o que temos, e concede-nos uma porção na oferta pura e imaculada de teu Filho, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.
Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House, 2008. p. 822-823)
Assinar:
Postagens (Atom)