|
Credo Apostólico - Sara Tyson (Luther's Small Catechism, CPH) |
Todas as vezes que recitamos o Credo Apostólico, o Credo Niceno ou o Credo Atanasiano, estamos expressando nossa unidade com a igreja primitiva e sua recusa em queimar incenso a César, sua perseguição, seus mártires, suas catacumbas, seu amor radical, seu evangelismo contagiante, seu zelo em ter “opiniões corretas” e prestar um “culto correto”!
(a) Qual a importância de pensar em você e sua igreja como parte da igreja primitiva?
(b) A igreja primitiva sobreviveu à hostilidade cultural muito pior do que qualquer situação vivida pela maioria dos cristãos hoje, e ainda conseguiu converter seus perseguidores. O que isso nos diz sobre as oportunidades para a igreja de hoje?
No tocante ao gnosticismo, embora tenha sido rejeitado de maneira implícita nos credos e pelos teólogos cristãos, essa heresia continua aparecendo em religiões alternativas, na cultura como um todo e até mesmo dentro da igreja.
Para os gnósticos, as pessoas eram seres espirituais, presas em um invólucro físico. A salvação, portanto, não envolvia o perdão dos pecados, já que as ações de uma pessoa neste mundo material pouco importam. Para eles a salvação significava adquirir o conhecimento secreto (gnosis significa “conhecimento”) que permitiria escapar das amarras materiais que prendiam o espírito e, assim, alcançar a verdadeira iluminação espiritual.
Luteranos são muito bons em resistir ao gnosticismo. Damos grande ênfase à criação, a ideia de que o mundo físico e material não é algo que devemos rejeitar ou do qual devemos fugir, mas sim uma boa criação do Pai Todo-Poderoso. Damos grande ênfase à encarnação, ao fato de que Deus se tornou um ser humano de carne e osso em Jesus Cristo. Damos grande ênfase aos sacramentos, ao fato de que Deus usa os elementos físicos e materiais da água, do pão e do vinho para vir até nós e nos levar até Ele. E damos grande ênfase à vocação, ao fato de que Deus atua por meio de nós em nossas vidas comuns e cotidianas para cuidar de todos aqueles que Ele criou.
- Gene Edward Veith Jr. (Embracing Your Lutheran Identity. St. Louis: Concordia Publishing House, 2024. Posição 595-612)