Isaías 30.(8-14) 15-17
Romanos 8.31b-39
Lucas 12.35-40
Por intermédio da cruz o Senhor vem nos servir em paz na sua mesa
Quando rejeitamos a Palavra do Senhor, confiamos “na opressão e na perversidade” e nos apoiamos sobre isso, a “queda vem de repente” (Is 30.12,13). Nossa idolatria é quebrada “como se quebra o vaso do oleiro” (Is 30.14), de modo que somos chamados ao arrependimento. Mas, “como um estandarte no topo da colina” (Is 30.17), o Senhor nos chama por intermédio da cruz a voltarmos a ele e descansarmos em sua salvação. Pois “aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou”, graciosamente nos dá todas as coisas boas junto dele (Rm 8.32). Visto que “é Cristo Jesus quem morreu”, quem ressuscitou dos mortos e está sentado à direita de Deus, donde “intercede por nós” (Rm 8.34), “somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8.37). É nessa esperança que vivemos “como os homens que esperam pelo seu senhor” (Lc 12.36). Nosso Deus nos desperta diariamente através da sua pregação de arrependimento, nos levanta através da sua Palavra de perdão e mantém nossas lamparinas acesas através do seu Evangelho da graça. Por meio da cruz o ele vem a nós para nos abençoar e nos servir em paz na sua mesa.
ORAÇÃO DO DIA:
Eterno Deus, nós confiamos à tua misericórdia e perdão o ano que agora termina e recomendamos à tua bênção e amor o tempo ainda por vir. No novo ano, habita entre nós com o teu Espírito Santo que possamos confiar sempre no nome salvador de nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
30/12/2020
Véspera de Ano Novo (31 de dezembro de 2020)
29/12/2020
Davi era santo e pecador
Hoje lembramos o Rei Davi no Calendário Luterano. A trajetória controversa de Davi demonstra que o filho de Deus é “simultaneamente justo e pecador” (simul iustus et peccator), no dizer de Lutero. Vamos meditar sobre isto nas ponderações do Rev. Dr. Daniel L. Gard abaixo:
“Davi era santo e pecador. Não há nada de surpreendente ou novo sobre sua pecaminosidade, como qualquer um que tenha frequentado a escola dominical pode atestar. As falhas do grande rei são conhecidas por qualquer pessoa com um conhecimento superficial do Antigo Testamento. No entanto, Crônicas, ao contrário de Samuel, apresenta Davi como o rei ideal cuja glória foi superada somente pela glória de seu filho Salomão. Na verdade, sem os livros de Samuel e Reis, a biografia de Davi seria a de um santo quase sem pecado. [...]
O que então pode ser dito sobre Davi como santo e pecador? Aqui estão quatro observações.
Primeiro, a graça de Deus que se estendeu ao pecador Davi é exatamente aquela conhecida da narrativa teológica contínua do cânon: a justificação objetiva do mundo. A justiça de Davi não é uma justiça que vem do próprio Davi. Davi não foi ouvido por causa da sua justiça, mas por causa da grandiosa misericórdia do SENHOR.
Segundo, o arrependimento requer o reconhecimento da responsabilidade pessoal. Não se pode alegar que um ato foi justificado porque outros concordaram com ele ou porque parecia ser um ato correto e necessário no momento em que foi cometido. Este foi o pecado de Davi ao contar o povo. Ele quis medir o poder de seu reinado através de um censo de seus súditos, em vez de apoiar-se apenas no poder de seu Deus. Os poderes externos, quer sejam dos exércitos circunvizinhos do antigo Israel ou do poder ameaçador de forças culturais que cercam o povo de Deus de todos os tempos, não podem aliviar a culpa de quem confia em sua própria força numérica, ao invés de confiar no poder de Deus. Sempre que o poder da lei é exercido, o objeto da acusação da lei precisa aceitar a responsabilidade pessoal pelos atos praticados.
Terceiro, o chamado ao arrependimento, embora seja um gracioso chamado para todas as pessoas, é especialmente um chamado para aqueles que foram colocados em posições de liderança entre o povo de Deus. Quando Davi pecou no exercício de seu cargo, o seu povo sofreu. Quando ele se arrependeu, ele não implorou por sua própria vida, mas por seu povo. O primeiro mandamento, “Não terás outros deuses”, e a explicação de Lutero: “Devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de todas as coisas”, foi um problema para Davi em seu censo. Isso continua valendo para todos os que ocupam cargos entre o povo de Deus. Quando alguma coisa ou alguém outro que não seja Deus se torna objeto de temor, amor e confiança na mente e no coração de quem foi chamado para liderar o povo de Deus, isso afeta não apenas o líder, mas a igreja.
Finalmente, sempre que o pecado é perdoado por Deus, ele é verdadeiramente perdoado. Ser justificado é ser tornado santo, justo e livre de condenação. O pecador Davi continuou sendo o santo Davi, aquele que recebeu a grande misericórdia de YHWH. A sua biografia é um exemplo visível da história de vida de cada crente.”
Fonte: Daniel L. Gard. The Chronicler's David: Saint and Sinner (CTQ (Concordia Theological Quarterly) Vol. 70:3/4 (jul-out 2006) p. 233, 251-252)
27/12/2020
Primeiro Domingo após Natal – Ano B (27 de dezembro de 2020)
Isaías 61.10-62: 3
Gálatas 4.4-7
Lucas 2.22-40
Chegou a hora da redenção e purificação por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor
“Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei” (Gl 4.4-5). Portanto, “segundo a Lei de Moisés”, Maria e José “levaram o menino a Jerusalém para o apresentar ao Senhor” (Lc 2.22). Lá Jesus foi recebido e levado aos braços de Simeão, que “era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel” (Lc 2:25). Simeão louvou a Deus e abençoou os pais confessando a cruz que estava desiginada para o menino. “Naquela hora” veio a idosa e fiel Ana, que por muito tempo vigiava, orava e adorava no templo, e começou a dar “graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”(Lc 2:38). O Senhor Deus é quem faz “brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações” (Is 61.11). Nós também temos “grande alegria no Senhor”, porque este menino Deus nos “cobriu de vestes de salvação”, nos “envolveu com o manto de justiça” e nos chamou “por um nome novo” (Is 61.10; 62.2).
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Deus, nosso Criador e Redentor, que nos criaste de forma maravilhosa e na encarnação de teu Filho de forma ainda mais maravilhosa restauraste nossa natureza humana, concede que possamos estar sempre vivos naquele que se tornou igual a nós; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
25/12/2020
Dia de Natal (25 de dezembro de 2020)
Isaías 52.7-10
Hebreus 1.1-6 (7-12)
João 1.1-14 (15-18)
A Palavra viva e vivificadora de Deus habita entre nós encarnada
O Senhor envia seus ministros do Evangelho para fazer discípulos “de todas as nações” e “todo os confins da terra verão a salvação de nosso Deus”. Na pessoa do Cristo encarnado, o Senhor “desnudou o seu santo braço” (Is 52.7, 10). A Criança na manjedoura, nascida da Virgem Maria, é a própria Palavra de Deus, o Filho unigênito do Pai, “a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o universo” (Hb 1.2). Assim como “todas as coisas foram feitas por ele” (Jo 1.3), assim também todas as coisas são redimidas e renovadas Nele. Em seu corpo de carne e sangue, contemplamos “o resplendor da glória de Deus” (Hb 1.3), “glória como do unigênito do Pai”, “cheio de graça e de verdade” (Jo 1.14) . Ele habita entre nós com paz para que possamos ter vida, luz e salvação Nele. Pois, por sua Palavra do Evangelho, nascemos de novo como filhos de Deus, levando seu nome e compartilhando sua vida eterna.
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus,
concede que o nascimento de teu único Filho nos liberte da escravidão do pecado;
através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor,
que vive e reina contigo e o Espírito Santo,
um só Deus, agora e sempre.
Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Alvorada de Natal (25 de dezembro de 2020)
Isaías 62.10-12
Tito 3.4-7
Lucas 2.1–14 (15–20)
Cristo Jesus se revela nos sinais que ele mesmo deu à sua igreja
O Senhor não nos abandonou. Ele veio até nós e nos chamou para sermos “Povo Santo”, “Remidos do Senhor” (Is 62.11-12), “a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros segundo a esperança da vida eterna” (Tt 3.7). Em Cristo Jesus, concebido e nascido de Maria, “se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor por todos” (Tt 3.4). Agora ele é levantado como “um estandarte para os povos” através do Evangelho (Is 62.10), chamando a todos para se alegrar na sua salvação. São Lucas enfatiza os sinais pelos quais os pastores encontraram a salvação: em Belém, a Cidade de Davi, “envolta em faixas e deitada em manjedoura” (Lc 2.12). O mesmo Senhor Jesus se revela a nós nos sinais seguros e infalíveis do seu Evangelho. Sua Igreja é uma verdadeira Belém (Casa do Pão), pois nela o Filho de Davi, “o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11), nos alimenta com o seu corpo e sangue na manjedoura do seu altar, envolto em, com e sob o pão e o vinho. Meditamos nestes mistérios conforme recebemos a Palavra de Deus e vivemos nossas vocações “glorificando e louvando a Deus” (Lc 2.19-20).
ORAÇÃO DO DIA:
Misericordioso Deus, que fizestes a tua Palavra eterna se encarnar através de Maria, concede graça ao teu povo para abandonar os desejos pecaminosos, a fim de que possa se preparar para a tua visitação; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Meia-noite de Natal (25 de dezembro de 2020)
Isaías 9.2–7
Tito 2.11–14
Lucas 2.1–14 (15–20)
A Luz de Cristo brilha nas trevas
Céus e terra se alegram nesta noite porque a glória da Santíssima Trindade se manifestou no nascimento humano do “nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt 2.13), por meio do qual a graça e a misericórdia e a paz do Pai permeiam o mundo. O silêncio da morte é quebrado por esta “boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo” (Lc 2.10). E todos nós que nos desviamos como ovelhas perdidas e errantes, “que andava nas trevas” da dúvida, do medo e da incredulidade pecaminosa, contemplamos uma “grande luz” no nascimento de Jesus Cristo (Is 9.2). “A graça de Deus se manifestou” nele (Tt 2:11). Este Filho de Maria que nasceu para nós, este Filho amado de Deus que nos é dado, carregou o fardo de nossos pecados e da morte em seu próprio corpo na cruz. Iniciando sua jornada terrena no Nascimento e cumprindo-a na crucificação, Cristo estabelece um governo de paz, “com juízo e com justiça”, que não terá fim. Isso não será obra de homem nenhum, mas “o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto” (Is 9.7).
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Deus, que fizeste brilhar a verdadeira Luz nesta santa noite, concede que conheçamos os mistérios desta Luz aqui na terra e possamos alcançar todas as suas alegrias nos céus; através do mesmo Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
24/12/2020
Véspera de Natal – Ano B (24 de dezembro de 2020)
23/12/2020
Calendário do Ano da Igreja 2021 (Ano B)
O Ano da Igreja, também chamado de Ano Eclesiástico ou Ano Litúrgico, se constitui a partir das grandes celebrações do Natal, Páscoa e Pentecostes, nas quais também se estruturam os domingos e dias festivos. O Ano da Igreja começa quatro semanas antes do Natal e termina no Último Domingo do Ano da Igreja.