Antti-Jussi Koponen (Kirkkovuosi - Luterilainen.net) |
Deuteronômio 4.1-2, 6-9
Salmo 119.129-136
Efésios 6.10-20
Marcos 7.14-23
Somos purificados e sustentados pela Palavra de Deus
A iniquidade e o mal vêm “de dentro, do coração das pessoas”, e é isso que as contamina (Mc 7.21–23). Portanto, não podemos nos salvar, pois somos pecadores e impuros desde o nosso interior. Mas assim como o Senhor Jesus “considerou puros todos os alimentos” (Mc 7.19), assim também ele nos purifica por meio da sua Palavra, a pregação do arrependimento e do perdão dos pecados. Portanto, “ouça os estatutos e os juízos” do Senhor e “os cumpram, para que vivam” (Dt 4.1). Pois a sua Palavra é justa, e viver de acordo com ela “será a sabedoria e o entendimento de vocês aos olhos dos povos” (Dt 4.6). Guarde esta Palavra e também a ensine “aos seus filhos e aos filhos dos seus filhos” (Dt 4.9). “Vistam-se com toda a armadura de Deus”, ouvindo e seguindo o que o Senhor tem lhes falado, “para poderem ficar firmes” no dia mau (Ef 6.11-13). Cubram-se com a justiça de Cristo, pela fé no “evangelho da paz”, e usem “a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”, confessando a Cristo Jesus e “orem em todo tempo no Espírito” (Ef 6.14-18).
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Deus, fonte de tudo que é justo e bom, alimenta em nós todas as virtudes e leva-nos à realização de toda boa intenção, a fim de crescermos em graça e produzirmos os frutos das boas obras; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).