31/12/2019
Circuncisão e Nome de Jesus (1º de janeiro)
Números 6.22–27
Gálatas 3.23–29
Lucas 2.21
Jesus nos abençoa com seu nome e nos salva com seu sangue
Nosso Deus recém-nascido guarda a Lei por nós e cumpre as promessas de Abraão quando Ele é circuncidado. Assim lhe é concedido “o nome que está acima de todo nome” (Fp 2.9), nome “dado pelo anjo, antes de o menino ser concebido”: Jesus, “o Senhor salva” (Lc 2.21). Em consonância com este Nome e em antecipação à Sua cruz, Ele derrama as primeiras gotas do Seu precioso sangue, “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1.21). A tutela da lei abriu caminho para a liberdade da fé em Cristo Jesus, com uma nova aliança em Seu sangue a ser recebida pela fé, por homem ou mulher, por judeu ou grego (Gl 3.23–28). Seu Nome nos é dado no Santo Batismo, e somos feitos filhos de Deus e “herdeiros de acordo com a promessa”, verdadeiros descendentes de Abraão pela fé (Gl 3.29). Oito dias após a celebração do nascimento de nosso Senhor, um novo “Ano de nosso Senhor” tem início no santo Nome de Jesus e com a Sua bênção. Jesus é o Senhor, e por esse nome somos abençoados (Nm 6.22–27).
ORAÇÃO DO DIA:
Senhor Deus, fizeste com que teu amado Filho nosso Salvador, estivesse sujeito à lei, e levaste-o a derramar seu sangue por nós. Concede-nos a verdadeira circuncisão do Espírito para que nossos corações possam ser purificados de todos os pecados; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Feliz Ano Novo!
1. Senhor! um Ano Novo
por tua graça vem.
Ó celestial Renovo,
que fazes tudo bem,
conduze aqui teu povo
e nossa fé mantém.
2. Senhor! és a esperança
do nosso coração;
em ti o mundo alcança
a graça do perdão.
Teu sangue da aliança
nos traz a salvação.
3. Senhor! és nosso amigo,
que sempre estende a mão
na horas de perigo,
nos dias de aflição;
queremos ir contigo
à celestial mansão.
4. Senhor! és o Sol da graça,
que a luz do céu nos traz
e as sombras da desgraça
com seu fulgor desfaz.
Que tua luz nos faça
ter segurança e paz.
5. Senhor! o teu advento
queremos aguardar
e, longe do tormento,
a glória desfrutar.
Confirma o testamento
de paz no eterno lar.
Martinho Luthero Hasse, 1963.
Mel. Martinho Luthero Hasse, 1959.
30/12/2019
Véspera de Ano Novo (31 de dezembro de 2019)
Isaías 30.(8-14) 15-17
Salmo 90.1-12
Romanos 8.31b-39
Lucas 12.35–40
Os nossos dias estão em Suas mãos
A Igreja e o mundo estão vigilantes, mas por razões muito diferentes. O mundo faz contagem regressiva para a meia-noite. A Igreja aguarda com expectativa pelo seu Mestre, que “virá à hora em que” todos “menos esperam” (Lc 12.40). Para muitas pessoas, a mudança de ano traz desgostos, temores e um desesperado anseio por melhorias. O mundo quer ouvir coisas agradáveis e profecias ilusórias de prosperidade a qualquer custo (Is 30.9-10). O mundo já se esqueceu “do Santo de Israel” nascido a seis dias atrás (Is 30.11). Mas a Igreja termina o ano civil de forma diferente: “na conversão e no descanso... na tranquilidade e na confiança”, isto é, em arrependimento e fé, pois o Santo de Israel é a nossa salvação e nele reside a nossa força (Is 30.15). Nas mãos dele estão os nossos dias (Sl 31.15), nas mãos do Filho de Maria — que é Deus não apenas conosco, mas por nós (Mt 1.23). Então, “quem será contra nós?” Se Deus nos deu o seu Filho, “será que não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8.31-32). A Igreja se prepara, não com temor, mas com esperança, pois Cristo vem servi-la com seus dons (Lc 12.37). Quem nos condenará pelo ano que passou? Cristo Jesus morreu, ressuscitou “e também intercede por nós!” Qual tribulação, angústia ou perigo o novo ano trará? Não importa, pois nada “poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8.34-39)!
ORAÇÃO DO DIA:
Eterno Deus, nós confiamos à tua misericórdia e perdão o ano que agora termina e recomendamos à tua bênção e amor o tempo ainda por vir. No novo ano, habita entre nós com o teu Espírito Santo que possamos confiar sempre no nome salvador de nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Primeiro Domingo após Natal (Ano A)
Isaías 63.7–14
Salmo 111
Gálatas 4.4–7
Mateus 2.13–23
O Senhor Jesus passa pelo novo Êxodo para salvar o seu povo de seus pecados
O empenho de Herodes em acabar com o menino Jesus é uma antecipação da cruz para a qual Ele nasceu. Em resposta ao decreto de Herodes, José foge para o Egito com “o menino e a sua mãe” (Mt 2.13). Mas o Senhor não abandonou a Sagrada Família lá. Ele traz salvação para todas as pessoas, conforme o Senhor “por meio do profeta: ‘Do Egito chamei o meu Filho.’” (Mt 2.15). Com força e poder, Deus acompanha o Seu povo, fazendo “com que o seu braço glorioso estivesse à mão direita de Moisés” (Is 63.12). Agora, através de Jesus, até nossas aflições são carregadas por Cristo na cruz. “Ele mesmo os remiu, os tomou e os conduziu” (Is 63.9). Tudo isso é realizado pelo poder de Deus, de modo que também nós somos declarados como membros de Sua família. Pois recebemos “a adoção de filhos” no Filho Unigênito, Cristo Jesus, tal como Ele se tornou como nós por Sua concepção e nascimento de mulher. Assim, redimidos por Cristo, não sendo mais escravos do pecado e da morte, mas filhos amados e herdeiros de Deus, oramos em nome de Jesus: “Aba, Pai!” (Gl 4.4-6).
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: A fuga para o Egito, por Gerges Samir
28/12/2019
Os Santos Inocentes e a Igreja Perseguida
Martinho Lutero (1483-1546), doutor e reformador da igreja:
Dois anos para baixo. Em tal inocência, essas crianças são mortas. Isso não pode lhes trazer nenhum dano, mas, pelo contrário, um duplo ganho e proveito. Eles teriam que morrer de qualquer forma, mas agora acontece que eles morrem não por causa de sua natureza ou pecados, mas por amor de Cristo. Disso se diz: “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte de seus santos.” Salmo 116.15.
Raquel chorando por seus filhos. São Mateus citou este versículo de Jeremias 31.15, especialmente para indicar como isto sempre se sucede com o cristianismo. Pois sua aparência diante do mundo é sempre como se o cristianismo fosse um fracasso. Todavia, Deus sustenta maravilhosamente sua Igreja contra todos os poderes do inferno. E vemos aqui, no caso dessas crianças, como o cristianismo é revelado no sofrimento.
Luther’s Explanatory Notes on the Gospels (Trad.: Peter Anstadt; compilado por E. Mueller), pág. 16-17.
Os Santos Inocentes, Mártires (28 de dezembro)
Jeremias 31.15–17
Apocalipse 14.1–5
Mateus 2.13–18
“Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos” (Jr 31.15). “Herodes ficou muito furioso e mandou matar todos os meninos” que tinham “dois anos para baixo” (Mt 2.16), numa tentativa desesperada de acabar com recém-nascido Rei dos reis. A Igreja lembra essas vítimas inocentes como mártires. Elas morreram por Aquele que veio para morrer por elas. Esta triste comemoração dá testemunho da crueldade dos homens pecadores e o ódio do mundo pelo Cristo que santificou nossa vida frágil com a sua concepção e nascimento. Mas o Menino que escapou das ruas sangrentas de Belém veio a enfrentar espinhos, pregos e flagelos pelos santos inocentes e por nós. Ele é o Cordeiro cujo nome, juntamente como o nome do Pai, está “escrito na testa” de seus santos batizados (Ap 14.1). Através da sua morte, Ele redimiu uma herança para Si e, por fim, trouxe a paz através de Seu sangue. No quarto dia de Natal, entoamos “um cântico novo” do Cordeiro, de Cristo, o verdadeiro mártir, cuja morte testifica que a nossa redenção foi conquistada. Pertencemos àqueles que “seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá” (Ap 14.3-4), pois Ele enxugará toda lágrima de nossos olhos.
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, os mártires inocentes de Belém manifestaram publicamente teu louvor, não pelo falar, mas pelo morrer. Faz morrer em nós tudo que está em conflito com a tua vontade, para que nossas vidas possam dar testemunho da fé que professamos com os nossos lábios; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
27/12/2019
São João Evangelista e o Evangelho do Natal
"Ora, os evangelhos e as epístolas dos apóstolos foram escritos porque eles próprios querem ser esses indicadores, instruindo-nos nos escritos dos profetas e de Moisés, do Antigo Testamento, para que ali leiamos e vejamos como Cristo está enrolado em fraldas e colocado na manjedoura, isto é, como ele é anunciado [antecipadamente] nos escritos dos profetas. Ali, o nosso estudo e a nossa leitura devem exercitar-se e ver o que é Cristo, para que ele foi dado, como ele foi prometido e como toda a Escritura se refere a ele, conforme ele próprio diz em João 5[.46]: “Se crestes em Moisés, então crestes também em mim, pois foi de mim que ele escreveu”, Ou: “Pesquisai e buscai na Escritura, pois é ela que dá testemunho de mim” [Jo 5.39]."
São João, Apóstolo e Evangelista (27 de dezembro)
26/12/2019
Santo Estevão, Mártir (26 de dezembro)
2 Crônicas 24.17–22
Atos 6.8 – 7.2a, 51–60
Mateus 22.34–39
O Cristo nasceu na terra de Judá, mas seu próprio povo não o recebeu. Assim como foi nos dias de Joás, assim também aconteceu nos dias de Herodes e Pilatos. “O Senhor mandou profetas a fim de avisarem o povo que voltasse para ele; porém o povo não deu atenção a eles” (2Cr 24.19). Enquanto Zacarias estava sendo apedrejado, ele clamou: “Que o Senhor Deus veja isto e acerte as contas!” (2Cr. 24.22). Mas o menino Jesus veio salvar e perdoar. Hoje, a Igreja se lembra de Santo Estêvão, o primeiro mártir após a ascensão de Cristo. Sua confissão lembrou os corações e ouvidos teimosos e incircuncisos de Judá que não receberam a “a vinda do Justo” (At 7.51–52). Porém, quando seu corpo estava sendo apedrejado e seu espírito recebido pelo Senhor Jesus, Estêvão gritou: “Senhor, não os condenes por causa deste pecado!” (At 7.59–60). Desta forma ele deu testemunho daquele que também disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23.34). No segundo dia do Natal, nossos pensamentos já estão voltados para a morte expiatória de Cristo que salva rebeldes como nós, e para a visão que Estevão viu: os céus estão abertos para nós, Cristo está reinando à direita de Deus e nenhum pecado, morte ou inimigo pode detê-lo.
ORAÇÃO DO DIA:
Pai celestial, em meio aos nossos sofrimentos por causa de Cristo, concede-nos a graça de seguir o exemplo de Estevão, o primeiro mártir, para que também nós possamos olhar para aquele que sofreu e foi crucificado em nosso favor e orar por aqueles que nos fazem o mal; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Valerius Herberger (1562-1627):
"É um costume antigo e louvável comemorar Santo Estêvão no segundo dia de Natal. Pois assim como as Crianças Inocentes foram os primeiros mártires após o Nascimento de Cristo, assim também Santo Estevão foi o primeiro depois da Ascensão de Cristo a louvar o nosso glorioso rei Jesus com o seu sangue. Nossos precursores costumavam dizer: Heri natus est Christus in munda ut hodie Stephanus nasceretur in coelo. 'Ontem Cristo nasceu no mundo, para que hoje Estêvão pudesse nascer no céu'. Este é o verdadeiro fruto do Nascimento de Jesus Cristo."
25/12/2019
Dia de Natal - 25 de dezembro de 2019
Isaías 52.7-10
Salmo 2
Hebreus 1.1-6 (7-12)
João 1.1-14 (15-18)
A Palavra viva e vivificadora de Deus habita entre nós encarnada
O Senhor envia seus ministros do Evangelho para fazer discípulos “de todas as nações” e “todo os confins da terra verão a salvação de nosso Deus”. Na pessoa do Cristo encarnado, o Senhor “desnudou o seu santo braço” (Is 52.7, 10). A Criança na manjedoura, nascida da Virgem Maria, é a própria Palavra de Deus, o Filho unigênito do Pai, “a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o universo” (Hb 1.2). Assim como “todas as coisas foram feitas por ele” (Jo 1.3), assim também todas as coisas são redimidas e renovadas Nele. Em seu corpo de carne e sangue, contemplamos “o resplendor da glória de Deus” (Hb 1.3), “glória como do unigênito do Pai”, “cheio de graça e de verdade” (Jo 1.14) . Ele habita entre nós com paz para que possamos ter vida, luz e salvação Nele. Pois, por sua Palavra do Evangelho, nascemos de novo como filhos de Deus, levando seu nome e compartilhando sua vida eterna.
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, concede que o nascimento de teu único Filho nos liberte da escravidão do pecado; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: Adoração dos Pastores, 1669, por Josefa de Óbidos (1630-1684)
Alvorada de Natal - 25 de dezembro de 2019
Isaías 62.10-12
Salmo 98
Tito 3.4-7
Lucas 2.1–14 (15–20)
Cristo Jesus se revela nos sinais que ele mesmo deu à sua igreja
O Senhor não nos abandonou. Ele veio até nós e nos chamou para sermos “Povo Santo”, “Remidos do Senhor” (Is 62.11-12), “a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros segundo a esperança da vida eterna” (Tt 3.7). Em Cristo Jesus, concebido e nascido de Maria, “se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor por todos” (Tt 3.4). Agora ele é levantado como “um estandarte para os povos” através do Evangelho (Is 62.10), chamando a todos para se alegrar na sua salvação. São Lucas enfatiza os sinais pelos quais os pastores encontraram a salvação: em Belém, a Cidade de Davi, “envolta em faixas e deitada em manjedoura” (Lc 2.12). O mesmo Senhor Jesus se revela a nós nos sinais seguros e infalíveis do seu Evangelho. Sua Igreja é uma verdadeira Belém (Casa do Pão), pois nela o Filho de Davi, “o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11), nos alimenta com o seu corpo e sangue na manjedoura do seu altar, envolto em, com e sob o pão e o vinho. Meditamos nestes mistérios conforme recebemos a Palavra de Deus e vivemos nossas vocações “glorificando e louvando a Deus” (Lc 2.19-20).
ORAÇÃO DO DIA:
Misericordioso Deus, que fizestes a tua Palavra eterna se encarnar através de Maria, concede graça ao teu povo para abandonar os desejos pecaminosos, a fim de que possa se preparar para a tua visitação; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: A Adoração dos Pastores (1712), por Paolo de Matteis (1662-1728)