29/12/2012

Comemoração de Davi, Profeta, Salmista e Rei - 29 de dezembro

Davi, o maior dos reis de Israel, governou em torno de 1010-970 a.C. Os acontecimentos de sua vida são encontrados em 1 Samuel 16 até 1 Reis 2 e em 1 Crônicas 10-29. Davi também tinha o dom da música. Era hábil em tocar lira e foi autor de não menos de 73 salmos, incluindo o amado Salmo 23. Seu caráter público e privado exibiu uma mistura do bem (por exemplo, a derrota do gigante Golias, 1 Samuel 17) e do mal (como no seu adultério com a mulher de Urias, seguido pelo assassínio de Urias, 2 Samuel 11). A grandeza de Davi estava em sua ardente lealdade a Deus como líder militar e político de Israel, unida com a sua disposição em reconhecer seus pecados e pedir o perdão de Deus (2 Samuel 12, ver também Salmo 51). Foi sob a liderança de Davi que o povo de Israel esteve unido em uma só nação, com Jerusalém como sua capital.
 
Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House, 2008. p. 1068)
 
“Davi e Golias” (1599), de Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610)

28/12/2012

Festa dos Santos Inocentes, Mártires

“Massacre dos Inocentes” (1824) de François-Joseph Navez (1787-1869).

Cor litúrgica: Vermelha

Leituras bíblicas
† Salmo 54
† Jeremias 31.15-17
† Apocalipse 14.1-5
† S. Mateus 2.13-18

O Evangelho de Mateus fala do enredo cruel do rei Herodes contra o menino Jesus após ser “enganado” pelos Reis Magos. Se sentido ameaçado por um “recém-nascido Rei dos judeus” Herodes assassinou todas as crianças de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo (S. Mateus 2.16-18). Esses “inocentes”, festejados apenas três dias após a celebração do nascimento de Jesus, nos lembram não apenas da brutalidade terrível de que os seres humanos são capazes, mas de forma mais significativa, da perseguição que Jesus sofreu desde o início de sua vida terrena. Embora a vida de Jesus fora providencialmente poupada neste momento, muitos anos mais tarde, outro governante, Pôncio Pilatos, sentenciaria o inocente Jesus à morte.
A origem desta festa na igreja Cristã é muito antiga. Aparece já no calendário cartaginês do século IV e por volta do ano 485 no Sacramentário Leonino em Roma.

Coleta
Todo-poderoso Deus, os mártires inocentes de Belém manifestaram publicamente teu louvor, não pelo falar, mas pelo morrer. Faz morrer em nós tudo que está em conflito com a tua vontade, para que nossas vidas possam dar testemunho da fé que professamos com os nossos lábios; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House).

27/12/2012

Festa de São João, Apóstolo e Evangelista


Iluminura “São João em Patmos” do livro de horas “As mui ricas horas do duque de Berry” (Les très riches heures du duc de Berry), iluminado (pintado) entre 1412 e 1416 pelos Irmãos Limbourg sob encomenda de João, duque de Berry, e encontra-se no Musée Condé (França). Aparece São João em uma ilha, uma águia ao seu lado, encimada por Cristo e os 24 anciãos e uma cidade ao fundo da imagem.
Cor litúrgica: Branca

Leituras bíblicas

† Salmo 11
† Apocalipse 1.1-6
† 1 S. João 1.1 - 2.2
† S. João 21.20-25

São João, Apóstolo e Evangelista, filho de Zebedeu, foi um dos doze apóstolos. Juntamente com seu irmão Tiago e Simão Pedro fez parte de um círculo privilegiado dos Doze: esses três presenciaram a pesca maravilhosa (S. Lucas 5.10), a cura da sogra de Pedro (S. Marcos 1.29-31), a ressurreição da filha de Jairo (S. Marcos 5.37, S. Lucas 8.51), a Transfiguração de Jesus (S. Mateus 17.1, S. Marcos 9.2, S. Lucas 9.28) e sua agonia no Getsêmani (S. Mateus 26.37, S. Marcos 14.33).

João expressou disposição de sofrer martírio (S. Mateus 20.22, S. Marcos 10.39) – assim como outros apóstolos (S. Mateus 26.35, S. Marcos 14.31). No entanto, testemunhos antigos afirmam que, embora tenha sido preso e exilado, João foi finalmente liberto e morreu de morte natural em Éfeso.

De acordo com S. Marcos 3.17, Jesus deu a Tiago e João o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do Trovão”. A João é atribuída a autoria do quarto evangelho, o Apocalipse e três epístolas aos cristãos.

Seu símbolo na arte eclesiástica é geralmente a águia. Esta representação vem das visões de Ezequiel e João dos quatro seres viventes ao redor do trono de Deus (ver exemplos em Ezequiel 1.5-14 e Apocalipse 4.6-11). João começa sua narrativa no Céu com o Verbo eterno de Deus ao mesmo tempo em que escreve o quarto evangelho em um estilo como a águia que se eleva em seu voo.

Coleta

Misericordioso Senhor, lança os raios brilhantes da tua luz sobre a tua Igreja, a fim de que nós, sendo instruídos na doutrina de teu abençoado apóstolo e evangelista João, possamos chegar à luz da vida eterna; pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

26/12/2012

Festa de Santo Estevão, Diácono e Primeiro Mártir Cristão


Cor litúrgica: Vermelha

Leituras bíblicas
† Salmo 119.137-144
† 2 Crônicas 24.17-22
† Atos 6.8-7.2a, 51-60
† S. Mateus 23.34-39

O Dia de Santo Estevão lembra o primeiro que derramou seu sangue por causa da fé cristã, considerado por isso o protomártir. Estevão conhecia o dom do Natal: seu Senhor veio em carne humana para trazer o perdão e como Jesus ele perdoou seus assassinos, logo, Estevão perdoou aqueles cujas pedras esmagaram-lhe a vida. O relato de seu chamado, testemunho e morte está em Atos 6.1 – 8.2. Observe como as palavras do mártir ecoam de perto aquelas de seu Salvador no Calvário quando da proximidade da morte.
Na arte, Estevão é muitas vezes representado pelas pedras que tiraram sua vida e pelo ramo de palma, um antigo símbolo de triunfo e, especialmente no cristianismo, de martírio.

Coleta
Pai celestial, em meio aos nossos sofrimentos por causa de Cristo, concede-nos a graça de seguir o exemplo de Estevão, o primeiro mártir, para que também nós possamos olhar para aquele que sofreu e foi crucificado em nosso favor e orar por aqueles que nos fazem o mal; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
"Martírio de Santo Estêvão" (1616-1617), de Pierre Paul Rubens (1577–1640)

23/12/2012

Quarto Domingo no Advento (Rorate Coeli)


Leituras bíblicas:
† Salmo 111
† Deuteronômio 18.15-19
† Filipenses 4.4-7
† S. João 1.19-28 ou S. Lucas 1.39-56

João Batista aponta todos para o Messias

A vinda de Deus em todo o seu poder revelado no Monte Sinai foi terrível para o povo de Israel. A voz trovejante do Senhor deixa pecadores com medo da morte (Deuteronômio 18.15-19). Deus, no entanto, levantou um profeta como Moisés – o Messias, o Cristo. Deus veio ao seu povo oculto em carne humana. Os céus enviaram o Único Justo e a terra abriu a sua madre e trouxe Salvação (Intróito), através da bem-aventurada Virgem Maria, mãe do Senhor (S. Lucas 1.39-56). O fruto do seu ventre é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Aquele cujas correias das sandálias João não era digno de desatar (João 1.19-28). Em Jesus somos libertados do medo e da ansiedade. Somente nele temos a paz de Deus, que excede todo o entendimento (Filipenses 4.4-7).

Oração do dia:
Senhor Jesus, pedimos que venhas com o teu poder e nos ajudes para que os pecados que nos fazem sofrer sejam logo retirados pela tua graça e misericórdia; pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.
"A Pregação de São João Batista" (1486-1490), afresco de Domenico Ghirlandaio (1449-1494)

21/12/2012

Festa de São Tomé, Apóstolo


Cor litúrgica: Vermelha

Leituras bíblicas
† Salmo 136.1-4
† Juízes 6.36-40
† Efésios 4.7, 11-16
† S. João 20.24-29

Todos os quatro Evangelhos mencionam São Tomé como um dos doze discípulos de Jesus. O Evangelho de S. João, que o chama de “o Gêmeo” (S. João 11.16), utiliza as perguntas de Tomé para revelar verdades sobre Jesus. É Tomé que diz: “Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?” A esta pergunta, Jesus responde: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.” (S. João 14.5-6). O Evangelho de S. João também diz como Tomé, na noite do dia da ressurreição de Jesus, duvida do relato dos discípulos que tinham visto Jesus. Mais tarde, o “incrédulo Tomé” torna-se o “crente Tomé” quando confessa Jesus como “meu Senhor e meu Deus” (S. João 20.24-29). Segundo a tradição, Tomé viajou para o leste após o Pentecostes, alcançando a Índia, onde ainda hoje um grupo de crentes se denominam “Cristãos de São Tomé”. Tomé foi martirizado por causa de sua fé ao ser transpassado por lanças até a morte.

Coleta
Todo-poderoso e eterno Deus, tu fortaleceste teu apóstolo Tomé com fé firme e certa na ressurreição de teu Filho. Concede-nos tal fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Deus, para que nunca sejamos achados em falta na tua vista; através do mesmo Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House)
“A Incredulidade de São Tomé” (c. 1601-1602), de Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610)

20/12/2012

Comemoração de Catarina von Bora Lutero - 20 de dezembro

“Katharina Luther” (1528), de Lucas Cranach o velho (1472-1553)

Catarina von Bora (1499-1552) foi colocado em um convento quando ainda criança e tornou-se freira em 1515. Em abril 1523, ela e outras oito freiras foram resgatadas do convento e trazidas para Wittenberg. Lá Martinho Lutero ajudou a retornar algumas para suas antigas casas e colocou outras em boas famílias. Catarina e Martinho se casaram em 13 de junho de 1525. O casamento deles foi feliz e abençoado com seis filhos. Catarina administrou habilmente a casa de Lutero, a qual sempre parecia crescer por causa de sua generosa hospitalidade. Depois da morte de Lutero, em 1546, Catarina permaneceu em Wittenberg, mas viveu a maior parte do tempo na pobreza. Ela morreu em um acidente durante uma viagem com seus filhos para Torgau, a fim de escapar da peste. Hoje é o aniversário de sua morte.

Leituras bíblicas
† Salmo 128
† Provérbios 31.10-31 ou 31.10-12, 17, 20, 23, 25-31
† 1 Coríntios 7.1-9
† S. João 3.25-30

Coleta
Ó Deus, nosso refúgio e fortaleza, tu levantaste tua serva Catarina para apoiar o marido na tarefa de reformar e renovar tua Igreja à luz da tua Palavra. Defende e purifica a Igreja de hoje e fazei que, pela fé, possamos com ousadia apoiar e encorajar nossos pastores e mestres da fé quando proclamam e administram as riquezas da tua graça encontradas em Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (Concordia Publishing House: 2008), p. 1035.

19/12/2012

Comemoração de Adão e Eva, Nossos Primeiros Pais - 19 de dezembro


Adão foi o primeiro homem, feito à imagem de Deus e lhe foi dado o domínio sobre toda a terra (Gn 1.26). Eva foi a primeira mulher, formado a partir de uma costela de Adão, para ser a sua companheira e ajudante (2.18-24). Deus os colocou no jardim do Éden para cuidar da criação, como seus representantes. Mas eles abandonaram a Palavra de Deus e mergulharam o mundo em pecado (3.1-7). Por esta desobediência Deus expulsou-os do Jardim. Eva teve que sofrer a dor do parto e estar sujeita a Adão; Adão teve que labutar em meio a mato e espinhos e depois retornar ao pó da terra. Nosso rito de sepultamento lembra isso, assim como também a tradicional sentença pronunciada durante a imposição de cinzas na Quarta-feira de Cinzas: “Você foi feito da terra e vai virar terra outra vez” (Culto Luterano: Liturgias, pág. 122).". No entanto, Deus prometeu que a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente (3.8-24). O pecado entrou na criação perfeita de Deus e a mudou até Deus restaurá-la novamente através de Cristo. Eva é a mãe de todos os seres humanos, enquanto Adão é o representante de toda a humanidade e sua Queda, como escreve São Paulo: “Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão.” (1 Coríntios 15.22 ).

Fonte: LCMS Worship

“Adão e Eva” (1526), de Lucas Cranach the Elder (1472–1553) - Courtauld Institute of Art.

17/12/2012

Comemoração de Daniel, o Santo Profeta, e os três jovens Sadraque, Mesaque e Abede-Nego - 17 de dezembro


Daniel, o santo profeta, e os três jovens – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego – estavam entre os líderes do povo de Judá que foram levados para o cativeiro na Babilônia. Mesmo em terra estrangeira eles permaneceram fiéis ao Deus verdadeiro em sua devoção, oração e vida. Por conta da fidelidade inabalável diante da idolatria pagã, os três jovens foram jogados em uma fornalha ardente, da qual eles foram salvos pelo Senhor e saíram ilesos (Daniel 3). Da mesma forma, Daniel foi jogado numa cova de leões, da qual ele também foi salvo (Daniel 6). Abençoados em todos os seus esforços pelo Senhor e apesar da hostilidade de algumas pessoas, Daniel e os três jovens foram promovidos a cargos de liderança entre os babilônios (Dn 2.48-49; 3.30; 6.28). Para Daniel, em particular, o Senhor revelou a interpretação de sonhos e sinais que foram dados aos reis Nabucodonosor e Belsazar (Daniel 2, 4, 5). Para o próprio Daniel, o Senhor deu visões do fim dos tempos. (LCMS Worship)

Coleta
Senhor Deus, Pai celestial, tu resgataste Daniel da cova dos leões e os três jovens da fornalha ardente através da intervenção milagrosa de um anjo. Nos salva agora através da presença de Jesus, o Leão de Judá, que venceu todos os nossos inimigos através de seu sangue e levou todos os nossos pecados como o Cordeiro de Deus, que reina do seu trono celeste contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. (Treasury of Daily Prayer, Concórdia Publishing House)
“Daniel na cova dos leões” (c. 1615), de Peter Paul Rubens (1577-1640)

16/12/2012

Terceiro Domingo no Advento - Gaudete


Leituras bíblicas:
† Salmo 85
† Isaías 40.1-8 (9-11)
† 1 Coríntios 41-5.
† S. Mateus 11.2-10 (11)

João Batista prepara o caminho para o Senhor

A voz de João Batista clamou no deserto: “Preparai o caminho do Senhor...” (Isaías 40.1). João chamou o povo a estar preparado para a vinda do Messias através do arrependimento, pois “todos os seres humanos são como a erva do campo” (Isaías 40.6). Agora ele pergunta da prisão: “O senhor é aquele que ia chegar...?”(S. Mateus 11.2). A ação de Jesus testemunha que é ele. Os doentes são curados, os mortos são ressuscitados e aos pobres o Evangelho é pregado. Suas iniquidades são perdoadas; eles têm recebido da mão do Senhor perdão em dobro por todos os seus pecados. Os “despenseiros dos mistérios de Deus” (1 Coríntios 4.1) ainda entregam o perdão transbordante de Cristo para os pobres em espírito, confortando o povo de Deus com a palavra do Evangelho, a qual permanece para sempre. Este Evangelho produz alegria entre todos os que creem.

Oração do dia:
Senhor Jesus Cristo, pedimos que ouças as nossas orações e ilumines as trevas dos nossos corações pela tua graciosa visitação; pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.
"São João Batista na prisão visitado por dois discípulos" (1445/60) de Giovanni di Paolo di Grazia (c. 1403–1482)

13/12/2012

Comemoração de Sta. Lúcia, Mártir - 13 de dezembro


Uma das vítimas da grande perseguição sob o imperador romano Diocleciano, Lúcia (também chamada Luzia) encontrou a morte em Siracusa, na ilha da Sicília, no ano de 304, por causa de sua fé cristã. Conhecida pela sua caridade, Santa Lúcia dividiu o seu dote entre os pobres e manteve sua castidade até a execução pela espada. O nome Lúcia significa “luz”, por isso festivais de luz em comemoração a ela se tornaram popular em toda a Europa, especialmente nos países escandinavos. Lá o seu dia festivo corresponde com a época do ano em que há menor quantidade de luz do dia. Na expressão artística, Lúcia é muitas vezes retratada em um vestido batismal branco, usando uma coroa de velas na cabeça. (LCMS Worship)

Leituras bíblicas
† Salmo 65.1-8
† Deuteronômio 33.1-3
† Apocalipse 7.2-17
† S. Mateus 5.1-12

Coleta
Todo-poderoso Deus, por cuja graça e poder tua santa mártir Lúcia triunfou sobre o sofrimento permanecendo sempre fiel até a morte, concede-nos que nos lembremos dela com ações de graças, que sejamos tão verdadeiros em nosso testemunho a ti neste mundo para que possamos receber com ela novos olhos sem lágrimas e a coroa de luz e vida; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. (Treasury of Daily Prayer, pág. 1012, Concórdia Publishing House)
“Santa Lúcia diante do juiz” (1523-1532), de Lorenzo Lotto (1480-1556) 

10/12/2012

Segundo Domingo no Advento - Populus Zion


Leituras bíblicas:
† Salmo 50.1-15
† Malaquias 4.1-6
† Romanos 15.4-13
† S. Lucas 21.25-36

O Senhor vem no último dia

O dia em que nosso Senhor retornar será um dia “grande e terrível” (Malaquias 4.5). Pois ele virá em uma nuvem, com poder e grande glória. Para os maus e os soberbos, será um Dia de julgamento, que “os abrasará” (Malaquias 4.1). Os sinais que antecedem este dia lhes trarão medo e desmaio. Mas para aqueles que creem, que temem o nome do Senhor, este Dia é o de olhar adiante e se alegrar: “fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos” (S. Lucas 21.28). Cristo, nosso Redentor está chegando, o Sol da Justiça trará cura em suas asas. Vamos, então, dar atenção para as palavras do Senhor, que não passarão. Vamos “pela paciência e pela consolação das Escrituras” (Romanos 15.4), fortalecer a nossa esperança pelo Espírito Santo e vigiar diligentemente para a vinda de Jesus. Então, pela graça de Deus, vamos escapar de todas estas coisas que hão de acontecer e estaremos diante do Filho do Homem.

Oração do dia:
Senhor Deus, age em nossos corações para prepararmos o caminho ao teu único Filho, para que pela sua vinda sejamos capacitados a te servir com a mente purificada; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.
"O Juízo Final" [tríptico] de Hans Memling (c. 1430-1494)

08/12/2012

Vem, ó salvador dos gentios

"Nu kom der Heyden heyland" no Enchiridion de Erfurt, o segundo hinário luterano (1524)


"Vem, ó salvador dos gentios" (Nun komm der Heiden Heiland) é um belíssimo hino de Lutero para o período de Advento e Natal, baseado em Veni redemptor gentium de Santo Ambrósio. Foi publicado em 1524 no Enchiridion de Erfurt de 1524. Lutero efetuou algumas alterações na melodia. Por muito tempo este hino era sempre cantado no Primeiro Domingo no Advento. "Nota-se aqui o apreço de Lutero pelos hinos medievais, principalmente por aqueles que acentuam a divindade da criança da manjedoura. Veja-se, neste sentido, a segunda estrofe do hino. Lutero não acentua o dogma pelo dogma, mas por causa do Evangelho nele contido."



 VERSÃO CANTADA (por Ilson Kayser):
 






 1. Vem, dos povos Salvador, 
    de Maria a bela flor,
    para o mundo se admirar: 
    nascimento singular!

2. Carne não o concebeu, 
    mas do Espírito nasceu.
    Homem veio o Verbo ser, 
    nasce fruto de mulher.

3. Eis que a virgem concebeu, 
    ficou casto o corpo seu.
    Virtuosa se mostrou, 
    nela Deus se revelou.

4. Renunciou ao trono seu 
    no esplendor lá do alto céu.
    Homem vero, vero Deus 
    põe-se a andar os trilhos seus.

5. Seu caminho sai do Pai, 
    para o Pai de novo vai.
    Desce ao mundo infernal, 
    volta ao trono celestial.

6. Tu que és ao Pai igual, 
    vence a carne com seu mal.
    Com teu eternal poder 
    vem a carne socorrer.

7. Teu presépio em esplendor, 
    noite brilha com fulgor.
    Treva ali não pode entrar, 
    sempre a fé há de brilhar.

8. Glória a Deus, o Pai no céu, 
    Glória a Cristo, o Filho seu.
    Glória ao Espírito também 
    Sempre aqui e lá no além.

VERSÃO DE ERFURT (1524):


2. Nicht von Manns Blut noch von Fleisch,
    allein von dem heilgen Geist,
    ist Gottes Wort worden Mensch
    und blüht ein Frucht Weibes Fleisch.

3. Der Jungfrau Leib schwanger ward,
    doch bleib Keuschheit rein bewahrt,
    leucht herfür manch Tugend schon.
    Gott da ward in seinem Thron.

4. Er ging aus der Kammer sein,
    dem köng'lichen Saal so rein,
    Gott von Art und Mensch, ein Held;
    sein' Weg er zu laufen eilt.

5. Sein Lauf kam vom Vater her
    und kehrt wieder zum Vater,
    fuhr hinunter zu der Höll
    und wieder zu Gottes Stuhl.

6. Der du bist dem Vater gleich,
    führ hinaus den Sieg im Fleisch,
    dass dein ewig Gotts Gewalt
    in uns das krank Fleisch enthalt.

7. Dein Krippen glänzt hell und klar,
    die Nacht gibt ein neu Licht dar.
    Dunkel muss nicht kommen drein,
    der Glaub bleibt immer im Schein.

8. Lob sei Gott dem Vater g'tan;
    Lob sei Gott seim ein'gen Sohn,
    Lob sei Gott dem Heilgen Geist
    immer und in Ewigkeit.

FonteMartin Luther Gesangbuch (Kirchengemeinde Höchstenbach)

TRADUÇÃO LITERAL (Obras Selecionadas de Lutero, Vol. 2)

1 - Vem, ó Salvador dos gentios,
    reconhecido corno filho da virgem;
    para que se admire o mundo todo,
    por Deus lhe ter providenciado tal nascimento.

2 -Nem de sangue nem de carne humana,
    exclusivamente do Espírito Santo,
    a palavra de Deus tornou-se pessoa humana
    e floresceu como fruto da carne ele mulher.

3 - O ventre da virgem engravidou,
    porém a castidade foi conservada pura.
    Resplandeceram ali belas virtudes,
    Deus estava presente em seu trono.

4 - Ele saiu de sua câmara,
    da régia sala. tão pura.
    Deus por natureza, e ser humano, herói,
    apressa-se em seguir o seu caminho.

5 - Seu caminho veio do Pai
    e retorna ao Pai.
    Levou-o ao inferno
    e de volta para o trono de Deus.

6 - Tu que és igual ao Pai
    conquistaste a vitória na carne,
    que leu eterno poder divino
    preserve em nós a fraca carne.

7 - Tua manjedoura reluz em brilho e claridade.
    a noite brilha em nova luz.
    A escuridão não pode entrar,
    a fé permaneça sempre visível.

8 - Louvado seja Deus e Pai,
    louvado seja Deus, seu Filho Unigênito,
    louvado seja Deus, o Espírito Santo
    sempre e em eternidade.


Fonte: Obras Selecionadas de Lutero, Volume 2, p. 516-517



Comemoração de Santo Ambrósio de Milão, Pastor e Escritor de Hinos - 07 de dezembro


Nascido em Trèves, atual Alemanha, por volta de 340 A.D., Ambrósio foi um dos quatro grandes doutores latinos da Igreja (juntamente com Agostinho, Jerônimo e Gregório Magno). Foi um prolífico escritor de hinos, dos quais o mais conhecidos é Veni, Redemptor gentium (“Vem, Ó salvador dos gentios”). Seu nome também está associado com o canto ambrosiano, o estilo de cantar a liturgia antiga que teve lugar na província de Milão. Enquanto servia como governador civil, Ambrósio procurou trazer a paz entre os cristãos de Milão que estavam divididos em facções que brigavam. Quando um novo bispo estava para ser eleito em 374, Ambrósio dirigiu-se à multidão, então alguém gritou: “Ambrósio, bispo!” Todos os reunidos deram seu apoio. Esta aclamação de Ambrósio, um catecúmeno de 34 anos de idade, levou a seu batismo em 7 de dezembro, após o qual foi consagrado bispo de Milão. Um forte defensor da fé, Ambrósio convenceu o imperador romano Graciano em 379 de proibir a heresia ariana no Ocidente. Diante da insistência de Ambrósio, o sucessor de Graciano, Teodósio, também se opôs publicamente contra o arianismo. Ambrósio morreu na Sexta-feira Santa, 4 de abril de 397. Como um corajoso doutor e músico, ele manteve a verdade da Palavra de Deus. (LCMS Worship)

Coleta
Ó Deus, tu deste a teu servo Ambrósio graça para proclamar o Evangelho com eloquência e poder. Como bispo da grande congregação de Milão, destemidamente suportou o opróbrio para a honra de teu nome. Misericordiosamente conceda a todos os bispos e pastores tal excelência na pregação e na fidelidade em ministrar tua palavra para que o teu povo seja participante da natureza divina; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. (Treasury of Daily Prayer, pág. 992, Concórdia Publishing House)

06/12/2012

Comemoração de S. Nicolau de Mira, Pastor - 06 de dezembro


Dos muitos santos comemorados pela Igreja Cristã, Nicolau († 342 A.D.) é um dos mais conhecidos. Muito pouco é conhecido historicamente dele, embora houvesse uma igreja de São Nicolau, em Constantinopla, logo no século VI. Pesquisas tem afirmado que no século IV havia um bispo com o nome de Nicolau na cidade de Mira, na Lícia (parte da atual Turquia). A partir dessa localização costeira, lendas sobre Nicolau viajaram ao longo do tempo e do espaço. Ele é associado com a caridade em muitos países ao redor do mundo e retratado como auxiliador dos marinheiros, protetor das crianças e amigo de pessoas em perigo ou necessitadas. Em comemoração a “Sinte Klaas” (São Nicolau em holandês; em Inglês é “Santa Claus”), 06 de dezembro é um dia de dar e receber presentes em muitas partes da Europa. (LCMS Worship)

O bispo Nicolau também desenvolveu seu apostolado na Palestina e no Egito. Mais tarde, durante as perseguições do imperador Diocleciano, foi aprisionado até a época em que foi decretado o Edito de Constantino, sendo finalmente libertado. Segundo alguns historiadores, o bispo Nicolau esteve presente no primeiro Concílio, em Niceia, no ano 325, onde combateu as heresias de Ário. (Paulinas)

O presbítero ortodoxo Thomas Hopko escreve que o extraordinário em São Nicolau é que não tem nenhuma coisa extraordinária pela qual ele seja conhecido. “Em poucas palavras, ele era um bom pastor, pai e bispo para seu rebanho, conhecido especialmente por seu amor e cuidado para com os pobres. De forma bem simples, ele era um homem divinamente bom." (Winter Pascha, p. 39) É isso. Um santo cuja vida nos lembra que “mais bem-aventurado é dar que receber” [At 20.35]. Um santo através do qual Cristo revela a alegria de uma vida que é "descurvada" do “curvar em si mesmo” e voltada para fora, para os outros, em bondade e amor. (Rev. William C. Weedon, diretor de Culto e capelão do Centro Internacional da Igreja Luterana – Sínodo Missouri)

Coleta

Todo-poderoso Deus, que concedeste a teu servo Nicolau de Mira o presente perpétuo da caridade. Concede à tua Igreja a graça de tratar com generosidade e amor as crianças e todos os que estão pobres e aflitos e defender a causa dos que não têm auxiliares, especialmente aqueles abalados por tempestades de dúvida e tristeza. Pedimos isso por amor daquele que deu a sua vida por nós, teu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. (Treasury of Daily Prayer, pág. 989, Concórdia Publishing House)

05/12/2012

Vinde, vós, fiéis, cantai triunfantemente!


Belo hino de João Damasceno, um dos grandes pais da igreja oriental, que está no Hinário Luterano (n.º 99):

"A canção dos anjos" (1881) de William-Adolphe Bouguereau (1825-1905)
1. Vinde, vós, fiéis, cantai
triunfantemente!
Deus seu povo libertou
vitoriosamente.
Exultai, Jerusalém,
com amor profundo;
proclamai que ressurgiu
o Senhor do mundo!

2. Têm as almas redenção,
e em Jesus guarida;
ressurgiu o Redentor:
Eis a luz da vida!
Dissipou-se a escuridão,
foi vencida a treva.
Redimidos por Jesus,
ele ao céu nos leva.

3. Aleluia! cantareis
ao Senhor amado,
Salvador, Deus imortal,
já ressuscitado.
Aleluia! Glória dai
com fervor divino!
Aleluia! sem cessar,
ao Deus uno e trino!

O hino Αισωμεν πάντες Λαοί (Aísoomen, Pántes Laoi) foi escrito por São João Damasceno (675-749).
A tradução em português foi feita em 1960 por Antônio de Campos Gonçalves (1899-1983), a partir da tradução inglesa do hino grego feita em 1859 por John Mason Neale, com o título "Come, ye faithful, raise the strain". Antônio de Campos Gonçalves estudou no Seminário Metodista, pastoreou diversas igrejas e exerceu funções na Sociedade Bíblica do Brasil, na Confederação Evangélica e na Comissão do "Hinário Evangélico". John Mason Neale havia traduzido o texto do hino em seu artigo sobre hinologia grega no  Christian Remembrancer (abril de 1859) e o reimprimiu em seu Hymns of the Eastern Church em 1862.
A melodia no Hinário Luterano é Gaudeamus Pariter, de Johann Roh (1490-1547), em Leisentritt's Gesangbuch; Ein Gesangbuch der Brüder im Behemen und Merherrn (Nürnberg, Alemanha: 1544). Johann Roh nasceu na Boêmia. Portanto Roh era o seu sobrenome em boêmio, mas em latim se chamava Cornu e em alemão Horn.

Comemoração de João Damasceno, Teólogo e Escritor de Hinos - 04 de dezembro


João Damasceno (ca. 675-749) é conhecido como o grande compilador e sumarizador da fé ortodoxa e último grande teólogo grego. Seu nome de batismo era João Mansur. Nasceu no seio de uma família árabe cristã no ano 675, em Damasco, na Síria. Veio daí seu apelido "Damasceno" ou "de Damasco". Nessa época a cidade já estava dominada pelos árabes muçulmanos, que acabavam de conquistar, também, a Palestina. No início da ocupação, ainda se permitia alguma liberdade de culto e organização dos cristãos, dessa forma o convívio entre as duas religiões era até possível.
Em torno de 716 entrou num mosteiro fora de Jerusalém e foi ordenado sacerdote. Quando o imperador bizantino Leão III Isáurio emitiu um édito em 726 proibindo imagens (ícones), João resistiu vigorosamente. Em seus Discursos Apostólicos argumentou para a legitimidade da veneração de imagens, o que lhe valeu a condenação do Concílio iconoclasta de Hieria (754). João também escreveu defesas da fé ortodoxa contra as heresias contemporâneas. Além disso, ele era um talentoso escritor de hinos (“Vinde, vós, fiéis, cantai triunfantemente!", Hinário Luterano, n.º 99 ) e contribuiu para a liturgia das igrejas bizantinas. Sua maior obra foi a Fonte da Sabedoria, um grande compêndio de fatos de teólogos cristãos anteriores, cobrindo praticamente cada tópico doutrinário. O sumário de João da fé ortodoxa deixou uma marca duradoura sobre ambas as igrejas oriental e ocidental.

Coleta
Ó Senhor, por meio de teu servo João Damasceno, proclamaste com poder os mistérios da fé verdadeira. Confirma a nossa fé para que possamos confessar que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, cantando os louvores do Senhor ressuscitado e para que, pelo poder da ressurreição, também possamos alcançar as alegrias da vida eterna, através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (pág. 981, Concórdia Publishing House)

01/12/2012

Primeiro Domingo no Advento - Ad Te Levavi


Leituras bíblicas
† Salmo 24
† Jeremias 23.5-8
† Romanos 13. (8-10) 11-14
† S. Mateus 21.1-9


Oração do dia
Senhor Jesus, pedimos que venhas com o teu poder para que sejamos libertados dos nossos pecados, que ameaçam nos separar de ti, e salvos por tua ponderosa libertação, pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.


O Senhor Jesus vem em humildade para nos redimir

O novo Ano da Igreja começa focando a humilde vinda de nosso Senhor. “Agora o seu rei está chegando. Ele é humilde e está montado num jumento e num jumentinho, filho de jumenta” (S. Mateus 21.5). Assim como Ele nasceu em uma humilde manjedoura, Jesus entra em Jerusalém sobre um animal de carga. Ele carrega o pecado do mundo. Ele é o Filho de Davi indo em direção a sua entronização na cruz, onde Ele se mostra como o “Senhor, nossa Salvação” (Jeremias 23.5-6). Nosso Senhor continua a vir em grande humildade para entregar a sua justiça a nós na Palavra e Sacramentos. Antes de receber o corpo e o sangue de Cristo, nós também cantamos: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas” (S. Mateus 21.9). E assim que recebemos o Sacramento, colocamos nosso coração no seu retorno em glória, “pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer” (Romanos 13.11).

Imagem: "Entrada em Jerusalém" (ca. 1620) de Pedro Orrente (1580–1645)