Atos 15.1–12 (13–21)
Gálatas 2.1–10
Mateus 16.13–19
Assim confessou São Pedro: “O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo”. E Cristo prometeu edificar a sua Igreja sobre esta confissão por meio do perdão dos pecados (Mt 16.16–19). Jesus fez isso para que não tentássemos construir a Igreja por nós mesmos, nesta ou naquela pessoa, ou por qualquer meio humano. “Ninguém se glorie nos homens”, seja Paulo ou Cefas, “tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo é de Deus” (1 Co 3.21–23). O mesmo Senhor que operou eficazmente no ministério de Pedro também operou eficazmente no ministério de Paulo e continua operando eficazmente em seu Evangelho e Sacramentos (Gl 2.7–8). A Igreja de todos os tempos deve ser chamada a ouvir e crer na Palavra do Evangelho, que proclama o perdão gratuito dos pecados por amor de Cristo, independente da Lei. O Espírito Santo não faz distinção entre as pessoas, mas purifica os corações somente pela fé. Desta forma, “cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus” (At 15.7–11). Tanto Paulo quanto Pedro foram lançados na prisão (At 12.1–11), ambos escreveram parte das Escrituras (2 Pe 3.15-16), ambos resistiram ao mundo — às vezes até um ao outro (Gl 2.11-16) — mas tudo isso para que a verdade do evangelho permanecesse entre nós (Gl 2.5).
ORAÇÃO DO DIA:
Misericordioso e eterno Deus, teus santos apóstolos Pedro e Paulo receberam graça e força para sacrificar suas vidas em favor de teu Filho. Fortalece-nos pelo teu Espírito Santo para que possamos confessar tua verdade e estarmos sempre prontos a sacrificar nossas vidas por aquele que sacrificou sua vida por nós, o próprio Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: São Pedro e São Paulo, por Giovanni Battista Crespi, chamado de Cerano (1573-1632)