10/02/2018

Comemoração de Silas, evangelista e cooperador de São Pedro e São Paulo - 10 de fevereiro

"A Flagelação de São Silas e São Paulo" (1655), Louis Testelin (1615-1655)
Hoje lembramos e rendemos graças a Deus por Silas, cooperador de São Pedro e São Paulo. Silas foi escolhido por Paulo (Atos 15.40) para acompanhá-lo em sua segunda viagem missionária de Antioquia até a Ásia Menor e Macedônia. Silas, também conhecido como Silvano, foi preso juntamente com Paulo em Filipos e experimentou os alvoroços em Tessalônica e Bereia. Após juntar-se novamente a Paulo em Corinto, aparentemente permaneceu lá por um bom tempo. Algum tempo depois possivelmente se juntou ao apóstolo Pedro, provavelmente servindo como secretário de Pedro (1 Pedro 5.12). A tradição diz que Silas foi o primeiro bispo em Corinto.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, teu servo Silas pregou o Evangelho ao lado dos apóstolos Pedro e Paulo aos povos da Ásia Menor, Grécia e Macedônia. Damos-te graças por levantares nesta e em toda a terra, evangelistas e arautos do teu reino, para que a Igreja continue a proclamar as insondáveis riquezas de nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

09/02/2018

Lutero: Que é o sacramento do altar?

 

Que é, pois, o sacramento do altar?
Resposta: é o verdadeiro corpo e sangue de Cristo SENHOR, em e sob o pão e o vinho, que a palavra de Cristo ordena a nós cristãos comer e beber. E assim como do batismo dissemos que não é simples água, assim também aqui dizemos: o sacramento é pão e vinho, mas não simples pão e vinho, como os que ordinariamente se põem na mesa, senão pão e vinho compreendidos na palavra de Deus e a ela ligados. É a palavra, digo, que faz e distingue esse sacramento, de sorte que não é nem se chama apenas pão e vinho, senão corpo e sangue de Cristo. Pois diz-se: “Accedat verbum ad elementum et fit sacramentum”, “quando a palavra se une à coisa externa, faz-se o sacramento.” Esta sentença de Santo Agostinho está formulada de maneira tão precisa e correta, que dificilmente terá dito outra melhor A palavra tem de fazer do elemento um sacramento. Caso contrário, permanece simples elemento.

- Bem-aventurado Martinho Lutero (1483-1546), doutor e reformador da igreja (Catecismo Maior, IV:8-10)

05/02/2018

Justino Mártir: Paralelos entre Jacó e Cristo




"Jacó, Labão e suas filhas" (1659), Claude Lorrain (c.1602-1682)
Paralelos entre Jacó e Cristo

Se, portanto, os ensinamentos dos profetas e até os do próprio Jesus vos comovem em algo, é melhor que sigais a Deus do que aos vossos mestres, insensatos e cegos, que ainda agora vos permitem ter quatro ou cinco mulheres; se um vê uma mulher bonita e a cobiça, eles contam o que fez Jacó, aquele que foi chamado Israel, e os demais patriarcas, e afirmam que não se comete pecado nenhum fazendo o que eles fizeram. Até nisso são miseráveis e insensatos. Na verdade, como eu disse anteriormente, em cada uma dessas ações se cumpriam dispensações de grandes mistérios. Vou explicar qual dispensação e profecia se realizava nos casamentos de Jacó, para que também aqui reconheçais como vossos mestres nunca olharam para o mais divino que em cada ação se realizava, mas sempre de modo rasteiro e até em vista de paixões de corrupção. Portanto, prestai atenção no que vos digo.

Os casamentos de Jacó eram figura do que Cristo realizaria. De fato, não era lícito para Jacó tomar ao mesmo tempo duas irmãs em matrimônio. Ele serve Labão por causa de suas duas filhas e, enganado sobre a mais jovem, o serviu novamente outros sete anos. Lia era vosso povo e sinagoga, e Raquel a nossa Igreja. Cristo está até agora servindo por uma e outra, assim como pelos servos de ambas. Com efeito, assim como Noé deu como servo de dois de seus filhos a descendência do terceiro, agora chegou Cristo para o restabelecimento de ambos, dos livres e dos que dentre eles são escravos, concedendo os mesmos privilégios a todos os que guardarem os seus mandamentos, de modo que os filhos que Jacó teve com as escravas e as livres fossem todos filhos de igual honra. Contudo, segundo a ordem e a presciência, foi predito como será cada um.

Jacó serviu a Labão em troca dos rebanhos manchados e multiformes. Também Cristo serviu até a cruz em favor dos homens de toda descendência, variados e multiformes, ganhando-os por meio do seu sangue e do mistério da cruz. Lia tinha os olhos doentes, e os olhos de vossas almas também estão muito doentes. Raquel roubou os deuses de Labão e os escondeu até o dia de hoje. E também para nós acabaram-se os deuses tradicionais, feitos de matéria. 6Jacó foi o tempo todo odiado por seu irmão, e agora nós e também nosso Senhor somos odiados por vós e, em geral, por todos os homens, embora sendo, de fato, todos irmãos por natureza. Jacó foi chamado Israel, e aquele que é e se chama Jesus está demonstrado que é Israel e Messias ou Cristo.

- São Justino de Roma, teólogo e mártir do séc. II (Diálogo com Trifão, 134:1-6)

04/02/2018

Deus sempre tem tempo para nós!



Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!

            No ano de 1997, o U2 lançou uma canção chamada “Wake up dead man”, que retrata um homem que está vivendo em extrema angústia e dor. Neste desespero, este homem começa a ter dúvidas se Jesus ainda está olhando por ele, e por isso, ele começa a definhar numa grande solidão. Na letra, este homem diz: “Jesus, estou esperando aqui, eu sei que você está olhando por nós, mas talvez suas mãos estejam muito ocupadas”.

            É possível que alguém que você conheça ou até você mesmo possa ter pensado dessa maneira. Talvez diante de algumas situações angustiantes do dia-a-dia – uma doença em estado termina, a destruição de uma família, uma perda irreparável, e principalmente a morte – você também possa ter pensado: “parece que Deus se esqueceu de mim” ou então, “acho que Deus está ocupado demais, ele não tem tempo para mim agora”. 

            Pensamentos como estes podem ocorrer com todos nós, visto que, às vezes, realmente parece ou sentimos que estamos totalmente abandonados e sozinhos. No entanto, o Evangelho de hoje revela para nós algo diferente disso. Através da ação de Jesus, conforme registrada em São Marcos 1, podemos perceber algo muito grandioso: “Deus sempre olha por nós”, “Deus nunca se esquece de nós”, “ele sempre tem um tempinho pra mim”.

            Quando observamos este primeiro capítulo do Evangelho segundo São Marcos, percebemos que Jesus, após o seu Batismo (São Marcos 1. 9-11) e tentação no deserto (São Marcos 1. 12-13), volta para a Galileia (São Marcos 1. 14-15) para ter um dia extremamente agitado e ocupado.

            Ele começa a chamar os seus primeiros discípulos (São Marcos 1. 16-20), ele ensina na Sinagoga (São Marcos 1. 21-28), ele caminha entre as pessoas e ainda retira um bom tempo para a oração (São Marcos 1. 32-39). Enfim, Jesus tem um dia muito agitado e cheio. Para quem olha de longe, pode pensar: “deve ser muito difícil ter algum contato com esse tal Jesus, a agenda dele já está sobrecarregada”.

            Agora, meus irmãos, um detalhe muito importante neste primeiro capítulo do Evangelho segundo São Marcos, que retrata este dia sobrecarregado de Jesus: apesar de toda essa agenda e de todos esses afazeres, Jesus encontra tempo e de boa vontade vai especialmente ao encontro de algumas pessoas. Conforme o nosso texto, nesse dia super agitado, Jesus vai ao encontro de um homem com o espírito imundo (São Marcos 1. 23-26), Jesus vai ao encontro de diversas pessoas que estavam enfrentando enfermidades (São Marcos 1.34), Jesus se preocupa em ir até a casa de Pedro e curar a sua sogra de uma febre (São Marcos 1. 29-31). E no fim do dia, quando ele podia enfim descansar, ele diz aos seus discípulos: “Vamos a outros lugares, aos povoados vizinhos, a fim de que eu pregue também ali, pois foi para isso que eu vim” (São Marcos 1.38). E o texto nos diz que ele e os seus discípulos foram por toda a Galileia, pregando, curando, ajudando. Enfim, indo especialmente ao encontro de pessoas, se preocupando com ela e compadecendo-se delas.

            Esta atitude de Jesus revela para nós algo maravilhoso e sem igual: Jesus sempre tem tempo para nós, até mesmo quando nós não temos tanto tempo assim para ele. Este dia, retratado em São Marcos 1 realmente foi muito movimentado. Olhando para a série de intermináveis coisas que Jesus estava fazendo, realmente pode-se chegar a um pensamento, como retratado na música do U2, que Jesus possa estar ocupado demais para vir nos ajudar em nossos problemas e angustias. No entanto, o Evangelho nos mostra que Jesus cuida de nós especialmente e individualmente. Ele pede para colocarmos diante dele todas as nossas necessidades justamente porque ele tem prazer e alegria em tirar um tempo para nós, em vir ao nosso encontro.

            Sobre essa atitude de Deus em Cristo é que nos fala o Salmo 147: “Ele sara os que tem o coração quebrantado e trata das feridas deles” (Salmo 147.3). E ainda, de forma mais enfática, diz o profeta Isaías: “Será que você não sabe, nem ouviu que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, não se cansa, nem se fatiga? Ele fortalece o cansado... dá forças ao que não tem vigor... e renova os que esperam nele” (Isaías 40. 28-31).

            No início, descrevi alguns versos da canção “Wake up dead man” do U2, onde um homem acha que Jesus não tem tempo para ele. Bom, o U2 quando escreveu a canção, provavelmente tinham em mente que Jesus – assim como ensina os textos bíblicos que destacamos – sempre tem tempo para nós, sempre vem ao nosso encontro, sempre se preocupa especialmente e individualmente com cada um de nós. E por isso, a canção conclui com Jesus dizendo para aquele homem: “Levante-se homem morto! Levante-se homem morto”.

            É o mesmo Jesus, preocupado com a febre que atingiu a sogra de Pedro, que entra em sua casa “pega a sua mão e a levanta” (São Marcos 1.31). “Levante-se, mulher! Levante-se mulher!

            Meus queridos, quando você sentir, imaginar ou pensar que Deus talvez não tenham tempo ou preocupação com você, lembre-se desse dia agitado de Jesus, onde ele tinha uma agenda louca para cumprir, mas que mesmo assim ele se preocupou individualmente e especialmente com cada pessoa. Da mesma forma, ele se preocupa individualmente com cada um de vocês, e vai especialmente ao seu encontro, para te levantar, para te perdoar, para te curar e principalmente para te salvar!

            Amém!





Rev. Helvécio José Batista Júnior

Ministro do SENHOR nas Igrejas Luteranas “Bom Pastor” e “Cristo Rei” em Cariacica/ES

No dia da Purificação de Maria e Apresentação de Jesus, 2018 AD

27/01/2018

João Crisóstomo: Deus transformou em santos os que eram pecadores e inimigos

Hoje lembramos de João Crisóstomo, um dos grandes Pais da Igreja grega. Neste trecho de sua Segunda Homilia sobre a Segunda Carta a Timóteo, Crisóstomo comenta sobre como Paulo encorajou o discípulo Timóteo. Paulo lembra, em sua Carta a Timóteo que, ainda que o crente sofra por causa de sua fé, não precisa se envergonhar, pois Jesus sofreu por nós na cruz e o fez voluntariamente, movido por grande amor.

Eis o trecho da homilia de João Crisóstomo:

[Paulo] não disse: Não temas, nem te apavores, mas antes sê ousado: “Não te envergonhes” [2 Tm 1.8], como se acabassem os perigos desde que desistisses de envergonhar-te. O pudor tem só isto de molesto: Ser por ele dominado. “Não te envergonhes”, portanto, uma vez que eu [Paulo], que ressuscito mortos, faço inúmeros milagres, percorro o orbe, agora estou preso, pois não sou prisioneiro como um criminoso, mas por causa do crucificado. Meu Senhor não se envergonhou da cruz, nem eu, dos vínculos. E com razão, admoestando-o a não se envergonhar, primeiro relembra a cruz. Se não te envergonhas da cruz, diz ele, nem te envergonhes dos vínculos; se nosso Senhor e mestre suportou a cruz, muito mais nós devemos tolerar as cadeias. Quem se envergonha do que ele sofreu, também se cora do crucificado. Não é por minha causa, diz ele, que carrego essas cadeias. Nada de fraquezas humanas. Participa delas, “participa do meu sofrimento pelo evangelho”; ele não quer dizer que o evangelho provoca sofrimento, e sim estimular o discípulo a sofrer em prol do evangelho. “Confiando no poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não em virtude de nossas obras, mas em virtude do seu próprio desígnio e graça. Essa graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.” Visto que era duro dizer: “Participa do meu sofrimento”, [Paulo] novamente o consola [Timóteo] nesses termos: “Não em virtude de nossas obras”, isto é, não julgues que suportas por tua própria força, e sim pelo poder de Deus. A ti cabe escolher e diligentemente receber, a Deus compete aliviar e dar repouso. Em seguida, enuncia também os indícios de seu poder. Pensa, diz ele, como foste salvo, como foste chamado, conforme diz em outra passagem: “Ao que é poderoso para realizar por nós” (Ef 3.20). Assim, persuadir a todo o orbe resultava de poder maior do que criar o céu. De que maneira chamou “com uma vocação santa”? Transformou em santos os que eram pecadores e inimigos; e isto não por nossa virtude, por dom de Deus. Ele é poderoso para chamar e bondoso pela graça, e não por dever, ou a fim de ser temido. Salvou-nos pela graça porque precisávamos de salvação e apesar de sermos inimigos; vendo-nos atuar, não haverá mais ainda de cooperar? “Não em virtude de nossas obras, mas em virtude do seu próprio desígnio” [2 Tm 1.9]. Isto é, sem que ninguém obrigasse ou aconselhasse, mas por seu próprio desígnio, impelido por sua bondade, nos salvou. É o sentido da frase: “Mas em virtude do seu próprio desígnio e graça. Essa graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.” Isto é, sem princípio estas coisas foram prefiguradas em Cristo Jesus, para serem cumpridas.

- São João Crisóstomo, Pai da Igreja, Arcebispo de Constantinopla (Segunda Homilia sobre a Segunda Carta a Timóteo In: Patrística: São João Crisóstomo - Comentário às Cartas de São Paulo/3. São Paulo: Paulus, 2014.)


João Crisóstomo, Pregador - 27 de janeiro

São João Crisóstomo (entre 1510-11), Sebastiano del Piombo  (1485–1547)
Tendo recebido o nome adicional de Crisóstomo, que significa “boca de ouro”, em grego, São João foi uma autoridade distinta na igreja cristã do século IV. Nascido em Antioquia por volta do ano 347, João foi instruído na fé cristã por sua piedosa mãe, Antusa. Depois de servir em uma série de ofícios cristãos, incluindo acólito e leitor, João foi ordenado presbítero e lhe foram atribuídas responsabilidades de pregação. Ele foi um dos grandes pregadores na história da Igreja e seus sermões encontraram uma audiência muito além de sua cidade natal. Em 398, João Crisóstomo foi eleito Patriarca de Constantinopla. Sua determinação de reformar a igreja, o tribunal e a cidade o colocaram em conflito com as autoridades estabelecidas. Consequentemente, ele foi exilado de sua cidade adotiva. Apesar de removido de suas paróquias e povo, continuou escrevendo e pregando até o momento de sua morte em 407. É relatado que suas últimas palavras foram: “Glória a Deus por todas as coisas. Amém.”

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, tu deste a teu servo João Crisóstomo graça para anunciar o Evangelho com eloquência e poder. Como bispo de grandes congregações de Antioquia e de Constantinopla, João suportou destemidamente a desonra para a honra de teu nome. Misericordiosamente concede aos bispos e pastores de tua igreja que sejam como João na pregação e na fidelidade em seu ministério da Palavra para o teu povo, e concede que nós todos sejamos participantes da natureza divina através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1158)

26/01/2018

Festa de São Tito, Pastor e Confessor - 26 de janeiro



Cor litúrgica: Branca

São Tito, assim como Timóteo com o qual é associado com frequência, era amigo e companheiro de trabalho de São Paulo. Tito era um gentio, talvez natural de Antioquia, que acompanhou Paulo e Barnabé a Jerusalém quando eles trouxeram ajuda aos cristãos na Judeia durante uma fome (At 11.29-30, Gl 2.1). Não sabemos se Tito acompanhou Paulo em sua primeira ou segunda jornada missionária, mas estava com ele na terceira, quando ajudou a reconciliar os coríntios com Paulo (2 Co 7.6-7) e participou na coleta para a Igreja em Jerusalém (2 Co 8.3-6). Provavelmente foi no retorno a Jerusalém que Paulo deixou Tito em Creta (Tt 1.4-5). Posteriormente, ele foi trabalhar na Dalmácia (2 Tm 4.10). De acordo com a tradição, Tito voltou para Creta, onde serviu como bispo até sua morte por volta de 96 d.C.

LEITURAS:

† Salmo 71.1-14
† Atos 20.28-35
† Tito 1.1-9
† Lucas 10.1-9

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-Poderoso Deus, tu chamaste Tito para a tarefa de pastor e mestre. Torna todos os pastores do teu rebanho diligentes na pregação da tua santa Palavra para que o mundo inteiro possa conhecer as riquezas imensuráveis de nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 1154-1155)