24/02/2024

Segundo Domingo na Quaresma – Ano B

Gênesis 17.1-7, 15-16
Salmo 22.23-31
Romanos 5.1-11
Marcos 8.27-38

Herdamos a vida eterna com Deus através da Cruz de Nosso Senhor Jesus

Na sua aliança com Abraão, o Senhor prometeu estar com ele, abençoá-lo e torná-lo “pai de muitas nações”. O que Deus estabeleceu foi uma “aliança perpétua” em Cristo Jesus, a descendência de Abraão, o qual é perfeito na presença do Deus Todo-poderoso. Todos os que creem neste Senhor Jesus são descendentes de Abraão e são abençoados “no decurso das suas gerações” (Gn 17.1–7), pois para isto foi “necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas”. Ele foi rejeitado e morto, e depois de três dias ressuscitou (Mc 8.31). Para compreender esta teologia da cruz, devemos voltar nossa mente para “as coisas de Deus”, e não para as coisas “dos homens” (Mc 8.33). “Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores” (Rm 5.8 ). Portanto, tendo sido “reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho”, muito mais “seremos salvos pela sua vida” (Rm 5.10). Batizados na sua cruz e ressurreição, “temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo”, e pela fé “nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5.1–2).

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, que vês que não temos forças, por teu imenso poder defende-nos de todas as adversidades que possam acontecer ao corpo e de todos os pensamentos ruins que possam assaltar ou prejudicar a alma; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

Edward Riojas (Dear Christians, One and All, Rejoice, Kloria Publishing, 2020)


— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

16/02/2024

Primeiro Domingo na Quaresma – Ano B



Gênesis 22.1-18
Salmo 25.1-10
Tiago 1.12-18
Marcos 1.9-15


Cristo Jesus vence nossa tentação e nos salva por sua fidelidade

Com fé e temor a Deus, Abraão se preparou para sacrificar seu amado filho Isaque. Obedecendo à Palavra do Senhor, “Abraão pegou a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho”. E quando “chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado”, Abraão amarrou Isaque “e o deitou no altar” (Gn 22.6, 9). Então Deus deteve a mão de Abraão e proveu “o cordeiro para o holocausto” (Gn 22.8 ). Esse Cordeiro é o próprio Filho amado de Deus, Jesus, através do qual “serão benditas todas as nações da terra” (Gn 22.18 ). Como o Substituto de todos os filhos dos homens, Jesus foi conduzido pelo Espírito “ao deserto, onde ficou durante quarenta dias, sendo tentado por Satanás” (Mc 1.12-13) a fim de enfrentar e vencer todas as tentações. Nós somos tentados pela nossa própria cobiça, que concebe e “dá à luz o pecado” (Tg 1.14-15). Mas Cristo Jesus, este bem-aventurado Homem, suportou “com perseverança a provação” e recebeu “a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1.12). E agora a fidelidade, a vitória e a vida de Cristo são dadas a nós no Evangelho por intermédio da graça de Cristo.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Senhor Deus, que conduziste o teu povo antigo através do deserto e o levaste à terra prometida, guia o povo da tua Igreja para que, seguindo nosso Salvador, possamos andar através do deserto deste mundo em direção à glória do mundo que está por vir; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

A tentação no deserto, por Jozef [Jos] Speybrouck (1891-1956)



— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

10/02/2024

A Transfiguração de Nosso Senhor (Ano B)

 

A Transfiguração de Cristo (1634-1677), por Willem van Herp (c. 1613/1614–1677)

Cor litúrgica: Branca

  • 2 Reis 2.1-12 ou Êxodo 34.29-35
  • Salmo 50.1-6
  • 2 Coríntios 3.12-13 (14-18); 4.1-6
  • Marcos 9.2-9

Na face de Jesus Cristo se manifesta a iluminação do conhecimento da glória de Deus

Eliseu "fez um pedido difícil", mas por sua persistência ele pôde ver o profeta Elias sendo levado "ao céu num redemoinho". "Um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou, um do outro", mas Eliseu recebeu o manto de Elias e uma "porção dobrada do seu espírito" para pregar a palavra do Senhor (2 Rs 2.9-11). Também era algo difícil para Israel ver e aproximar-se de Moisés, quando "a pele do seu rosto resplandecia, depois de Deus ter falado com ele" (Êx 34.29-30). Por isso, após Moisés ordenar "tudo o que o Senhor lhe havia falado no monte Sinai", ele "pôs um véu sobre o rosto" (Êx 34.32-33). Somente a Palavra do Evangelho tira o véu, e "só em Cristo ele é removido" (2 Co 3.14). Assim, podemos contemplar a "iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo", "o qual é a imagem de Deus" (2 Co 4.4-6), pois a Lei e os Profetas são cumpridas Nele. Portanto, "escutem o que ele diz", e não fixem os olhos em mais ninguém, "a não ser Jesus" (Mc 9.7-8).

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, na gloriosa transfiguração de teu amado Filho confirmaste os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias. Na voz que veio da nuvem brilhante predisseste nossa adoção por graça. Por tua misericórdia, faze-nos herdeiros com o Rei de sua glória e leva-nos à plenitude de sua herança nos céus; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

16/01/2024

Terceiro Domingo após Epifania – Ano B

Cristo chama os apóstolos Tiago e João (1869), por Edward Armitage (1817–1896)

Jonas 3.1-5, 10
Salmo 62
1 Coríntios 7.29-31 (32-35)
Marcos 1.14-20

O Senhor nos chama através da pregação de arrependimento

Quando “a palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez”, enviando-o para pregar o juízo contra a grande cidade de Nínive, “Jonas se levantou e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor” (Jn 3.1, 3 ). Através dessa pregação, o povo foi levado ao arrependimento. Quando o Senhor lhes falou por meio de seu profeta, “os ninivitas creram em Deus”, “se converteram do seu mau caminho” e foram poupados do “mal que tinha dito que lhes faria” (Jn 3.5, 10). São Paulo também adverte que “o tempo se abrevia” (1Co 7.29). Portanto, enquanto vivemos neste mundo e e nos utilizamos dele, não devemos nos apegar a ele, nem colocar nossa confiança nele, pois “a aparência deste mundo passa” (1Co 7.31). Em vez disso, vamos nos “consagrar ao Senhor, sem distração alguma” (1Co 7.35). Quando nosso Senhor Jesus Cristo vem e é proclamado no Evangelho, o “tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo” (Mc 1.14-15). Por essa razão, o Senhor Jesus continua a chamar pessoas e as envia para “que sejam pescadores de gente” com a rede desse Evangelho (Mc 1.17).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, olha para as nossas enfermidades com misericórdia e estende a tua mão majestosa para nos curar e defender; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

14/01/2024

Segundo Domingo após Epifania – Ano B

 


1 Samuel 3.1-10 (11-20)
Salmo 139 .1-10
1 Coríntios 6.12-20
João 1.43-51

O Senhor Deus se revela pela pregação da sua Palavra e permanece conosco

Filipe convidou Natanael para conhecer Jesus: “Vem e vê”. Mas o chamado de Jesus era para eles crerem que ele é “o Filho de Deus” e “o Rei de Israel” (Jo 1.43–49) e verem “coisas maiores” (Jo 1.50), pois o corpo de Cristo é o templo de Deus na terra, e por intermédio de seu sacrifício sacerdotal os céus são abertos a todos os que creem e são batizados nele. Primeiro o Senhor Jesus chamou Filipe e Natanael para ouvirem a sua Palavra e depois pregarem como apóstolos, da mesma forma como Deus certa vez chamou Samuel e depois o confirmou “como profeta do Senhor” (1Sm 3.20). E assim como o Senhor esteve com Samuel “e não deixou que nenhuma de suas palavras caísse por terra” (1Sm 3.19), ainda hoje ele continua acompanhando e sustentando os pregadores da sua Palavra. Desta forma, pelo Evangelho que lhes é pregado, “o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês” (1Co 6.19). Agora, pois, glorifiquem a Deus, pois o corpo de vocês pertence ao Corpo de Cristo e ressuscitará da mesma maneira como Deus ressuscitou o Senhor (1Co 6.13-20).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, que governas todas as coisas nos céus e na terra, com misericórdia escuta as orações do teu povo e concede-nos a tua paz durante todos os nossos dias; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).


07/01/2024

O Batismo de Nosso Senhor (Primeiro Domingo após Epifania) – Ano B

O Batismo de Cristo (c. 1658), por Nicolas Poussin (1594–1665), Museu de Arte da Filadélfia


Gênesis 1.1-5
Salmo 29
Romanos 6.1-11
Marcos 1.4-11

No Santo Batismo o Deus Triúno se revela e nos recria à sua imagem

“No princípio, Deus criou os céus e a terra” (Gn 1.1). Então, quando “o Espírito de Deus se movia sobre as águas” (Gn 1.2), Deus falou sua Palavra: “Haja luz! E houve luz” (Gn 1.3). Da mesma forma e pela mesma Palavra e Espírito de Deus, o “princípio do evangelho de Jesus Cristo” (Mc 1.1) suscita a nova criação por meio das águas do Batismo. Quando João Batista veio, “pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados”, Jesus também veio “e foi batizado por João no rio Jordão” (Mc 1.4, 9). Embora Jesus não tivesse pecados, em seu batismo ele se colocou junto dos pecadores e levou os pecados e a mortalidade do mundo sobre si. Jesus foi batizado na sua própria morte, através da qual os céus são abertos para nós e o Espírito nos é dado. Deus o Pai se agradou de seu Filho amado e o ressuscitou dos mortos. Ao participarmos do batismo de Cristo e estarmos “unidos com ele na semelhança da sua morte” (Rm 6.5), também participamos da sua ressurreição para “novidade de vida” (Rm 6.4).

ORAÇÃO DO DIA:

Pai dos céus, ao ser batizado no Rio Jordão Jesus foi proclamado teu Filho amado e ungido com o Espírito Santo. Faze com que todos os batizados em teu nome sejam fiéis ao seu chamado como teus filhos e herdeiros com ele da vida eterna; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

06/01/2024

Epifania de Nosso Senhor (6 de janeiro)

A Adoração dos Magos, por Jerónimo Ezquerra (1660-1733)

Isaías 60.1-6
Salmo 72.1-11 (12-15)
Efésios 3.1-12
Mateus 2.1-12

O Senhor Deus se manifesta no Filho encarnado

A Festa da Epifania se concentra na visita dos Magos do Oriente. É como se fosse um “Décimo Terceiro Dia” de Natal que também marca o início de um novo período litúrgico. Enquanto o Natal se concentrou na encarnação do Senhor - Deus se tornando carne -, o período de Epifania enfatiza a manifestação (ou auto-revelação) de Deus na mesma carne de Jesus Cristo. O próprio Senhor entrou em nossas trevas e resplandece sobre nós com o brilho de sua verdadeira luz (Is 60.1-2). Ele faz isso principalmente através de sua Palavra do Evangelho, a qual Ele faz com que seja proclamada em sua Igreja na terra, não apenas para judeus, mas também para gentios (Ef 3.8-10). Assim como os Magos foram guiados pelas promessas da Sagrada Escritura a encontrar e adorar o Menino Jesus em sua casa (Mt 2.5-11.), assim também o Senhor chama discípulos de todas as nações, por meio da pregação da sua Palavra, para encontrá-lo e adorá-lo na sua Igreja (Is 60.3-6).

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, pela direção de uma estrela tornaste conhecido o teu Filho unigênito àqueles que não faziam parte do teu povo. Dirige a nós, que o conhecemos pela fé, a desfrutar nos céus da plenitude da sua divina presença; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).