“Entrada de Jesus em Jerusalém” (c. 1620), Pedro Orrente (1588–1645) |
O Filho de Davi ascende ao seu trono e reina em amor por meio da sua cruz
O Filho de Davi vem em humildade gentil, "montado em um filho de jumenta", porém como o Rei de Israel "em nome do Senhor" (Jo 12.13-15). Ele vem para ser levantado em glória na cruz, a fim de expulsar "o príncipe deste mundo" e atrair todos a si mesmo (Jo 12.23-32). Portanto, o convite para a Igreja é: “Alegra-te muito”, pois o seu Rei vem com salvação e "anunciará paz às nações" (Zc 9.9-10). Assim como Ele é ungido antecipadamente "para a sepultura" (Mc 14.8), assim também Ele ascende ao seu trono real como "o Rei dos Judeus" por meio de sua Paixão (Mc 15.2, 17-19, 26). “O Filho do Homem vai partir, como está previsto nas Escrituras a respeito dele”, pelo que o vereis "assentado à direita do poder de Deus" (Mc 14.21, 62). A glória de Deus é o amor, demonstrado na obediência humilde e no sacrifício voluntário do Filho de Deus para a salvação dos pecadores. Por isso, Deus o Pai "o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome" (Fp 2.9), para que Ele pudesse reinar sobre nós em amor com o perdão da sua cruz. — LCMS Lectionary Summaries
Cor litúrgica: Escarlate ou Roxa
LEITURAS:
† Antigo Testamento: Zacarias 9.9-12
† Salmo: Salmo 118.19-29 (antífona v. 26) ou Salmo 31.9-16 (antífona v. 5)
† Epístola: Filipenses 2.5-11
† Evangelho: S. Marcos 14.1—15.47 ou Marcos 15.1–47 ou João 12.20–43
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso e eterno Deus, que enviaste teu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, para tomar sobre si nossa natureza pecaminosa e sofrer a morte sobre a cruz, concede que possamos seguir o exemplo de sua grande humilhação e paciência e sermos feitos participantes de sua ressurreição; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. — Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia)
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