18/10/2019

Refletindo sobre a oração do dia: a medicina curativa





Coleta do dia:Todo-Poderoso Deus, nosso Pai, teu Bendito Filho chamou o médico Lucas para ser um evangelista e médico de almas. Concede que a medicina curativa do Evangelho e dos sacramentos possa afastar as doenças de nossa alma a fim de que possamos sempre te amar e servir com os corações voluntários; através de Jesus Cristo, Teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.”

1.    Invocação: Todo-Poderoso Deus, nosso Pai
a.       Todo-Poderoso Deus: O Salmo 19 afirma: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.” As obras de Deus anunciam o seu poder, mas Ele prefere se revelar, em Jesus Cristo, como nosso Pai
b.      Nosso Pai: pensando em Deus como nosso Pai, podemos lembrar das palavras de Lutero no Catecismo Menor: “Deus quer atrair-nos carinhosamente com estas palavras, para crermos que ele é o nosso verdadeiro Pai e nós, os seus verdadeiros filhos

2.    Base da petição: teu Bendito Filho chamou o médico Lucas para ser um evangelista e médico de almas.
a.    Recebemos muitos chamados durante a vida: somos pais, filhos, irmãos, profissionais, cidadãos e tantos outros chamados que nos é proposto no decorrer de nossa vida. No entanto, existe um chamado que precede a todos: o chamado da salvação. Para muitos, esse chamado se concretizou na pia batismal onde somos selados com o gracioso nome de Deus: “EU te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
b.    Para outros, o chamado da salvação se concretiza em ouvir a boa nova que em Cristo há vida e salvação.
c.    A vida continua e novos chamados são acrescentados no decorrer da vida. Por exemplo, todos seremos profissionais a fim de dar suporte a nós mesmos e para aquele que amamos.
d.    Por fim, o chamado que precedeu a todos, salvação,  abre o caminho para o chamado eterno: a vida eterna com Deus.
e.    São Lucas, que recebeu o chamado da salvação, o chamado que precede a todos, recebeu o chamado para ser um anunciador da salvação sendo um evangelista e médico de almas.
f.     Além do chamado da salvação, ele recebeu o chamado para ser médico e através dessa vocação continuar a obra de Deus na cura de doenças físicas.
g.    Por fim, o chamado que precedeu a todos, a salvação,  abriu o chamado da vida eterna para Lucas também. Trago as palavras finais de um antigo cântico chamado TE DEUM LAUDAMOS (A Ti, ó Deus, louvamos), cantando dentro da Ordem das Matinas, “ Tu, quando venceste o aguilhão da morte, abriste a todos fiéis o reino celeste... Portanto, te suplicamos, socorras a teus servos, aos quais com Teu precioso sangue redimiste. FAZE COM QUE SEJAM CONTADOS ENTRE OS SANTOS TEUS NA GLÓRIA ETERNA.”

3.    Petição em si: Concede que a medicina curativa do Evangelho e dos sacramentos possa afastar as doenças de nossa alma
a.       Sobre o Evangelho, Lutero, nos Artigos de Emalcalde, afirma que “Dá ele conselho e ajuda contra o pecado não de uma só maneira, pois, Deus é exuberantemente rico em sua graça. Primeiro mediante a palavra falada, em que é pregada remissão dos pecados em todo mundo. Esse é o ofício próprio da Evangelho. Em segundo lugar pelo Batismo; em terceiro lugar pelo Santo Sacramento do Altar; em quarto mediante o poder das chaves e também através de mútuo colóquio e consolação dos irmãos.
b.      Sobre o Batismo, lemos, no Catecismo Maior, as seguintes palavras: “Que é batismo? A saber, assim: não é simples água ordinária, mas água compreendida na Palavra e mandamento de Deus e por eles santificada. De modo que outra coisa não é senão água divina. O cerne da água é a palavra ou mandamento de Deus, e o nome de Deus, tesouro maior e mais nobre que céus e terra.”
c.       Santa Ceia à Lutero, no Catecismo Maior, trabalha a Santa Ceia como alimento, como medicamento e como antídoto.
                                               i.      Como alimento: “Com razão que se chama alimento da alma, que nutre e fortalece o novo homem. Pelo Batismo primeiramente nascemos de novo. Todavia, como ficou dito, permanece no homem, não obstante, a velha pele, em forma de carne e sangue[1].
                                            ii.      Como medicamento: “De forma nenhuma se há de considerar o sacramento como se fosse prejudicial, da qual cumprisse fugir, mas como medicina inteiramente salutar e consoladora, que te ajuda e te dá vida, tanto na alma quanto no corpo. Porque onde está restaurada a alma, aí também está auxiliado o corpo”. [2]
                                          iii.      Como um antídoto: Aqueles, porém, que sentem sua fraqueza, e dela gostariam de ver-se livres, e desejam o auxílio, cumpre-lhes que considerem e utilizem o sacramento unicamente como precioso antídoto contra o veneno que tem consigo. Pois aqui deves receber, no sacramento, perdão dos pecados da boca de Cristo, perdão que encerra em si e traz consigo a graça e o Espírito de Deus, juntamente com todos os seus dons, proteção, defesa e poder contra a morte e o diabo e toda desgraça.
d.      afastar as doenças de nossa alma”à A Causa das doenças da alma e das doenças físicas é o pecado. Conforme reza o artigo II da Augustana: “ensina-se, outrossim, entre nós que depois da queda de Adão todos os homens naturalmente nascidos são concebidos e nascidos em pecados.”

4.    Motivo (para que se pede a medicina curativa) a fim de que possamos sempre te amar e servir com os corações voluntários.
a.       Amar a Deus à Resumo da primeira tábua;
b.      Servir com os corações voluntários: servir ao próximo;

5.    Doxologia: através de Jesus Cristo, Teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.”


Qual é objetivo de Deus nos dar esta medicina curativa? O objetivo desta medicina curativa do Evangelho e dos sacramentos é nos colocar numa relação correta com Deus e com o nosso próximo. A medicina curativa quer colocar a confiança em Deus acima de todas as coisas. 
Neste dia que estudamos sobre Lucas, também podemos lembrar e agradecer a Deus o chamado que ele faz a todos os médicos. Agradeçamos a Deus pelos médicos que cuidam de nossa saúde. Especialmente, nós louvamos a Deus por nos ter dado a cura para pecado e para morte.  Que diariamente oremos: O Senhor Concede que a medicina curativa do Evangelho e dos sacramentos possa afastar as doenças de nossa alma a fim de que possamos sempre te amar e servir com os corações voluntários. Amém. 



[1] Catecismo Maior in Livro de Concórdia. Porto Alegre, Concórdia, 1997, p. 488.
[2] Catecismo Maior in Livro de Concórdia. Porto Alegre, Concórdia, 1997, p. 493.

Nenhum comentário:

Postar um comentário