1 João 3.1-7
Lucas 24.36-49
Somos purificados pela pregação de arrependimento e perdão dos pecados
O Senhor Jesus ressurreto ensinou a seus discípulos “que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia, e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações” (Lc 24.46-47). Por isso, São Pedro prega arrependimento e perdão ao povo de Jerusalém. Ao proclamar que Jesus cumpriu tudo o que Deus “anunciado anteriormente pela boca de todos os profetas” (At 3.18), o povo foi convencido de seus pecados, pois eles “traíram e negaram” este Senhor Jesus e “mataram o Autor da vida”. Mesmo assim, Deus “glorificou o seu Servo Jesus” e o “ressuscitou dentre os mortos” (At 3.13-15). São Pedro chama o povo ao arrependimento, “para que sejam cancelados os seus pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério” (At 3.19-20). Por meio desse perdão dos pecados e pela fé nesse perdão, o Pai mostra seu amor por nós, “a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus”(1 Jo 3.1). Assim, todo que tem esperança nele é purificado, “assim como ele é puro”, pois “ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado” (1 Jo 3.3, 5).
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Deus, que através da humilhação de teu Filho levantaste o mundo caído, concede que teu povo fiel, resgatado dos perigos da morte eterna, viva em alegria perpétua; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário