17/08/2021

Carta à Igreja em Éfeso

 


Apocalipse 2: 1-7

A Graça de nosso Senhor Jesus T Cristo e o Amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo sejam com todos!

Éfeso era uma cidade rica, próspera, magnificente e também famosa por seu grandioso Templo dedicado a Diana. Além disso, possuía o melhor porto para navios e as melhores estradas da época. Por isso, era considerada o centro comercial de toda a Ásia e vista pela maioria do povo como a melhor e mais importante cidade que existia.

A Igreja Cristã em Éfeso também desfrutava de grande notoriedade. Afinal, o Apóstolo Paulo já havia visitado ela em duas oportunidades e chegou a escrever uma Epístola especialmente endereçada a ela; além disso, Apolo foi pregador nesta Igreja e, posteriormente, Timóteo foi o seu pastor; por fim, na metade final do primeiro século ainda encontramos o Apóstolo João nesta Igreja, e em Éfeso ele ficou até ser banido para a Ilha de Patmos. Quando foi liberto, João permaneceu em Éfeso até sua morte, terminando seus dias ensinando àquela Igreja: “Filhinhos, amem uns aos outros”.

Observando todos estes fatos, percebe-se que Éfeso era uma cidade ótima para se viver, com desenvolvimento e prosperidade em diversos aspectos. E a Igreja em Éfeso, além de ter vários de seus membros com boa situação econômica e social, ainda podia se alegrar no fato de ter tido o privilégio de ser pastoreada por dois apóstolos e dois dos principais pastores do Novo Testamento. Portanto, Éfeso era a cidade dos sonhos, e a Igreja em Éfeso, a Igreja dos sonhos de muitos cristãos: cheia, com os melhores ministros, rica e em pleno desenvolvimento.

A esta Igreja é endereçada a primeira das Sete Cartas de Jesus Cristo, por meio do Apóstolo João. O que será que Jesus tem a dizer para uma Igreja assim? Uma Igreja sempre cheia, que teve os principais pastores da época, e que continuava com diversas atividades e em pleno vapor? Olhemos para Apocalipse 2: 1-7 e vamos descobrir:

Ao anjo da Igreja em Éfeso escreva: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candelabros de ouro” (Apocalipse 2:1). Ou seja, ao Pastor da Igreja em Éfeso escreva. Pois a palavra “anjo” no Novo Testamento significa primeiramente “mensageiro”, “aquele que recebe e entrega a mensagem”, e esta é a função de cada pastor.

E o que o pastor da Igreja em Éfeso deveria proclamar? Aquilo que eu estarei pregando a vocês agora não é a minha palavra pessoal, mas sim “a palavra daquele que conserva na mão direita as sete estrelas” – ou seja, aquele que guarda os pastores da sua Igreja. Além disso, aquele que guarda os Pastores da Igreja também anda no meio das Igrejas, isto é, “no meio dos sete candelabros de ouro”. Portanto, aqui Jesus se apresenta como sendo o Pastor de todos os pastores que permanece presente em sua Igreja na terra. Portanto, a Igreja em Éfeso não é a Igreja do povo de Éfeso simplesmente, mas é a Igreja de Jesus Cristo. E o pastor da Igreja em Éfeso também não é o empregado daquele povo, ou alguém que está nas mãos daquele povo, o pastor é um enviado de Cristo, que serve a Cristo e que está guardado na mão de Cristo. E por isso, ele deve e responde, acima de tudo, sempre a Cristo.

A carta de Jesus, então, prossegue com um elogio à Igreja em Éfeso: “Conheço as obras que você realiza, tanto o seu esforço como a sua perseverança. Sei que você não pode suportar os maus e que pôs à prova os que se declaram apóstolos e não são, e descobriu que são mentirosos. Você tem perseverança e suportou provas por causa do meu nome, sem esmorecer” (Apocalipse 2: 2-3). Em outras palavras, Jesus está dizendo que Éfeso é sim uma grande Igreja, esforçada, ativa e que procura se afastar dos falsos ensinos e falsos profetas. E tudo isso é muito bom, mas...

Jesus também afirma: “Tenho, porém, contra você o seguinte: você abandonou o seu primeiro amor” (Apocalipse 2:4). Isto é, tudo parecia estar indo muito bem com aquela Igreja, todas as suas atividades e projetos vinham acontecendo de forma muito positiva. Porém, tudo aquilo estava prestes a ser perdido, pois a Igreja em Éfeso havia esquecido quem era o Senhor da Igreja; havia deixado de lado o fato de que tudo o que deve ocorrer na Igreja não pode estar pautado por questões meramente administrativas, sociais ou estruturais; havia abandonado o essencial que era receber o Serviço do Senhor e a partir disso, servir o próximo.

Por causa dessa situação, mesmo sendo uma Igreja próspera, onde tudo de bom aos olhos do povo estava acontecendo, e por que não, chegando a despertar a admiração dos outros, Jesus a chama para o arrependimento e a mudança, de forma dura: “Lembre-se, pois, de onde você caiu. Arrependa-se e volte à prática das primeiras obras. Se você não se arrepender, virei até você e tirarei o seu candelabro do lugar dele” (Apocalipse 2:5). Isto é, volte para o primeiro amor, para aquilo que é essencial, se não, eu vou destruir você!

As 7 Cartas do Apocalipse são direcionadas primeiramente para aquelas 7 Igrejas específicas, mas também foram escolhidas em número de 7 para justamente representar todas as Igrejas de todos os tempos e lugares. Portanto, esta palavra de Cristo também é apropriada para nós neste lugar e neste dia.

E por isso, eu faço esta pergunta a você, Igreja reunida neste local: Você ainda é uma Igreja na qual Cristo permanece presente e onde o seu mensageiro, seu pastor, serve e responde ao mesmo Cristo? E mais: Você como Igreja permanece no Primeiro Amor? Ou será que a sua preocupação é somente crescimento, prosperidade, fama ou notoriedade? Nunca deixe de cuidar quanto a isso, pois assim como Éfeso, todas as Igrejas estão sujeitas a estas tentações, e se caem nelas podem também ouvir de Cristo: “Eu destruirei você”. E não é isso que nós queremos.

Portanto, como é dito ao final da Carta à Igreja em Éfeso: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas – a todas as Igrejas e não somente a Éfeso: ‘Ao vencedor – aquele que permanecer no primeiro amor até o fim – darei o direito de se alimentar da árvore da vida, que se encontra no paraíso de Deus – ou seja, darei a Vida Eterna nos Novos céus e nova terra junto com o Senhor.’” (Apocalipse 2:7). Por isso, Igreja de Cristo aqui neste lugar, não abandone o Primeiro Amor, não se deixe levar pela ânsia da prosperidade ou da notoriedade, não perca aquilo que é o Essencial: Jesus Cristo e a sua Obra! Pois é com isto, e somente com isto, que você também um dia se alimentará da Árvore da Vida no Paraíso de Deus!

Amém!

Rev. Helvécio J. Batista Jr.
Igreja Luterana em Naviraí/MS
17 de Agosto, 2021 AD

T


Nenhum comentário:

Postar um comentário