O Chamado de São Mateus (c. 1685), por Luca Giordano (1634-1705) |
Ezequiel 2.8 – 3.11
Salmo 119.33-40
Efésios 4.7-16
Mateus 9.9-13
O Nosso Senhor, que subiu às alturas, concedeu dons à sua Igreja. De forma especial, Ele concedeu apóstolos e evangelistas como São Mateus, profetas como Ezequiel, e ainda concede pastores e mestres (Ef 4.8, 11). Todos eles visam um fim proveitoso e são capacitados pelo mesmo Espírito (1Co 12.7, 11). Quando agimos como crianças, sendo “arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina”, os pastores e mestres falam a verdade de Cristo em amor, para que os santos possam ser aperfeiçoados e edificados como o corpo de Cristo (Ef 4.12-15). Cristo não é apenas a Cabeça deste corpo, ele é também o seu Bom Médico (Mt 9.9–13). Ele não veio para os sãos, mas para os doentes, não para os justos, mas para os pecadores - até mesmo para notórios cobradores de impostos como Mateus. A equipe de médicos espirituais de Cristo deve servir com fidelidade e o instrumento que eles usam é “Assim diz o Senhor Deus”, que deve ser falado “quer ouçam quer deixem de ouvir” (Ez 3.11). Para aqueles enfermos teimosos e rebeldes que acham que não precisam de médico, a Palavra de “lamentações, gemidos e ais” deve ser dita sem medo: é a Lei de Deus chamando ao arrependimento (Ez 2.10). Para aqueles enfermos que reconhecem seus problemas e enfermidades, o bálsamo do Evangelho deve ser aplicado. É assim que Cristo opera para nos salvar, conforme registra o Evangelho de Mateus.
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Filho de Deus, nosso bendito Salvador Jesus Cristo, tu chamaste Mateus, o cobrador de impostos para ser apóstolo e evangelista. Por meio de seu fiel e inspirado testemunho, concede que também possamos te seguir, deixando para trás todos os desejos de cobiça e amor às riquezas; pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e Rev. Dr. D. Richard Stuckwisch e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: Lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário