O artigo abaixo foi escrito em 1955 pelo Rev. John Theodore Mueller (1885–1967) no Concordia Theological Monthly, por ocasião dos 800 anos de cristianização da Finlândia. O Rei Érico IX da Suécia e o bispo inglês Henrique de Upsala figuram como importantes promotores da missão cristã naquele país.
“S.t Erik (den helige) och S.t Henrik (biskop)”, 1911 – por Carl Olof Larsson (1853–1919) |
"O Ev.-Luth. Kirchenzeitung (15/05/1955) publicou um pequeno esboço da cristianização da Finlândia. A primeira tentativa de evangelizar aquele país foi feita em 1155, embora muitos achados em sepulturas antigas comprovem que o Evangelho já era conhecido por lá antes desse tempo. Um proeminente promotor da religião cristã na Finlândia foi o rei Érico Jedvardsson da Suécia, embora o verdadeiro santo patrono da Finlândia seja um inglês, chamado Henrique, que sofreu o martírio ao estabelecer a Igreja Cristã naquele território. No entanto, foi apenas de forma gradual que o povo finlandês como um todo aceitou Cristo, e foi só depois do ano 1300 que o cristianismo floresceu entre eles. Mesmo assim, o cristianismo permaneceu relativamente independente de Roma. Quando Gustav Wasa introduziu a Reforma na Suécia, ele também procurou difundir o Evangelho na Finlândia. Seu maior teólogo evangélico foi Mikael Agricola, que estudou em Wittenberg e depois de seu retorno à pátria tornou o finlandês uma linguagem literária. Como bispo de Turku (Äbo), ele contribuiu para que a Bíblia e o Catecismo Menor de Lutero se tornassem os livros mais estudados na Finlândia. Em 1640 estabeleceu-se em Turku uma universidade, cuja faculdade teológica contribuiu decisivamente na difusão dos escritos de Lutero e de outros teólogos luteranos em seu país. O pietismo foi aceito na Finlândia com grande entusiasmo, e está vivo nos muitos movimentos religiosos populares, principalmente entre os leigos, que se tornaram influentes, especialmente no século XIX. Em 1869, o bispo P. L. Schauman reorganizou a igreja luterana na Finlândia e deu-lhe uma nova lei canônica, que ainda é muito apreciada como uma espécie de magna charta religiosa. Apesar de sua influência generalizada, o racionalismo não conseguiu remover do povo finlandês seu profundo amor pela Bíblia e pelo Catecismo de Lutero."
JOHN THEODORE MUELLER
Fonte: Concordia Theological Monthly, Vol. 26, Nº 9, set. 1955. pág. 700.
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