07/12/2018

Primeiro Domingo no Advento: "estar em pé presença do Filho do Homem"

ilustração do Juízo Final em xilogravura do artista luterano Albrecht Dürer, na série Pequena Paixão, publicada em 1511.

Comentário do professor e missionário Arthur A. Just Jr. sobre o Evangelho do Primeiro Domingo no Advento, com destaque para Lucas 21.36 (Portanto, vigiem o tempo todo, orando, para que vocês possam escapar de todas essas coisas que têm de acontecer e para que possam estar em pé na presença do Filho do Homem):

“Aqui está o objetivo do evangelho de Lucas: capacitar os ouvintes, pela graça, a ‘estar em pé presença do Filho do Homem’ (21.36). Esse também é o objetivo do ensinamento de Jesus desde seu primeiro sermão em Nazaré e é o objetivo de sua catequese pública, que termina com essas palavras escatológicas. (Ele terá mais um discurso para os Doze em 22.21-38, mas este aqui é o final de seu ensino público). As palavras de Jesus, que não passarão, cumprem o que Lucas prometeu a Teófilo no prólogo: ‘para que você reconheça plenamente a fidedignidade das palavras em que você foi catequizado’[tradução do autor] (1.4). Teófilo e os outros catecúmenos são preparados para estar em pé na presença de Deus naquele dia apocalíptico. Nestas palavras há grande conforto para todos os crentes. O fim não deve ser temido pelos catecúmenos, mas deve ser aclamado com a cabeça erguida enquanto o Filho do Homem vem com redenção (21.28) para conduzi-los à mesa do banquete celestial (cf. 14.15-24; 15.23– 27; 22.14-20)”

JUST JR., Arthur A. Concordia Commentary: Luke 9:51–24:53. St Louis: Concordia Publishing House: 1997. p. 806.

Nenhum comentário:

Postar um comentário