09/08/2019
10 de agosto - Lourenço, diácono e mártir
No início do século III, Lourenço, provavelmente nascido em Huesca (Espanha), encaminhou-se para Roma e ali foi nomeado o primeiro dentre os sete diáconos, sendo lhe atribuída a responsabilidade de gerir patrimônio e finanças da igreja e olhar pelos necessitados, órfãos e viúvas. O imperador Valeriano, imaginando que a igreja possuísse bens valiosos que podiam ser confiscados, ordenou a Lourenço que apresentasse os “tesouros da igreja”. Lourenço levou perante o imperador os pobres, os aleijados, os cegos e os que sofriam, dizendo: “Eis os tesouros da Igreja”. Então foi preso e, por fim, morto no ano 258 d. C. ao ser queimado em uma grelha de ferro. Seu martírio deixou uma profunda impressão na jovem igreja. Quase que imediatamente, a data de sua morte, 10 de agosto, tornou-se um evento permanente no antigo calendário comemorativo da Igreja.
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, tu chamaste Lourenço para ser diácono na tua Igreja para servir os teus santos com atos de amor, e tu lhe deste a coroa do martírio. Concede-nos a mesma caridade de coração para que possamos cumprir o teu amor, defendendo e amparando os pobres, a fim de que, ao amá-los, possamos amar a ti com todo o nosso coração; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 610)
Imagem: O Martírio de São Lourenço, por Cesare Giuliani (1944 - ), no interior da Igreja de São Lourenço Mártir (Vasto, Itália)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário