26/02/2020

Quarta-feira de Cinzas (26 de fevereiro de 2020)


Joel 2.12–19
2 Coríntios 5.20b - 6.10
Mateus 6.1–6, 16–21


Convertam-se ao Senhor, teu Deus, de todo o seu coração, pois fostes reconciliado com ele

Na Quarta-feira de Cinzas descemos o Monte da Transfiguração juntamente com Jesus e voltamos nossa face para a sua cruz e paixão em Jerusalém. Com ele fazemos nossa peregrinação pelo caminho do arrependimento, e assim retornamos ao morrer e ressuscitar do Santo Batismo. Cristo Jesus, “aquele que não conheceu pecado”, se tornou nosso pecado, para que pela sua morte fôssemos libertados do pecado e pela sua ressurreição “fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Co 5.21). Visto que assim Deus reconciliou o mundo consigo mesmo em Cristo, é “agora o tempo oportuno! Eis agora o dia da salvação!” (2 Co 6.2). Ele providenciou o Cordeiro sacrificial e deixou uma bênção para nós, uma oferta “de cereais e libações” na Eucaristia (Jl 2.14). Ele nos chama para converter-se a ele de todo o coração, “porque ele é bondoso e compassivo, tardio em irar-se e grande em misericórdia” (Jl 2.13). Fazemos isso com fé e confiança em Deus e, por isso, oramos ore a ele como nosso Pai que está no céu, damos aos necessitados de um coração de amor e jejuamos por causa do arrependimento (Mt 6.3-4, 6, 17-18).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, que não desprezas o que foi criado por ti e perdoas os pecados de todos os penitentes, cria em nós um novo e contrito coração, a fim de que, lamentando nossos pecados e confessando nossa miséria, recebamos de ti total absolvição e perdão; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário