Isaías 58.3–9a
Salmo 112.1-9
1 Coríntios 2.1–12 (13–16)
Mateus 5.13–20
A justiça de Cristo
Jesus adverte que “se a justiça de vocês não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrarão no Reino dos Céus” (Mt 5.20), mas também chama Seu povo imperfeito de “o sal da terra” e “a luz do mundo” (Mt 5.13, 14). Isso porque o Senhor Jesus não veio para revogar, “mas para cumprir” (Mt 5.17) a Lei ou os Profetas em perfeita fé e amor. Visto que Ele observa e ensina todos os mandamentos de Deus, Ele é “considerado grande no Reino dos Céus” (Mt 5.19). Deus manifesta Sua “demonstração do Espírito e de poder” em “Jesus Cristo, e este, crucificado” (1Co 2.2–4) e, através da pregação do Evangelho, Ele dá a Sua “sabedoria que estava oculta” (1Co 2.7). Cristo concede essa perfeita justiça ao Seu povo, e os leva ao verdadeiro jejum que Ele deseja: “que vocês quebrem as correntes da injustiça, desfaçam as ataduras da servidão, deixem livres os oprimidos” (Is 58.6) e “repartam o seu pão com os famintos, recolham em casa os pobres desabrigados, vistam os que encontrarem nus e não voltem as costas ao seu semelhante” (Is 58.7).
ORAÇÃO DO DIA:
Ó Senhor, mantém a Igreja, a tua família, continuamente na fé verdadeira, para que, confiando na esperança de tua graça celestial, possamos sempre ser defendidos por teu imenso poder; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: O Sermão do Monte, na Igreja de São Wolfgang (Oberwinkling, Baixa Baviera, Alemanha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário