24/02/2020

São Matias, Apóstolo (24 de fevereiro)


Isaías 66.1–2
Atos 1.15–26
Mateus 11.25–30


Conhecemos pouco sobre São Matias em comparação a Judas. Se por um lado temos os detalhes terríveis da morte de Judas (At 1.18-19), por outro lado, não sabemos ao certo sobre a morte de Matias. Após sua eleição, a Bíblia nunca mais o menciona. Ele parece ser um apóstolo “esquecido”. Mas o que é a fama para Deus? Ele olha “para o aflito e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra” (Is 66.2). Judas tremeu, mas sua contrição era sem fé na misericórdia de Deus em Cristo. Ele tentou arcar com seu próprio pecado através de um nó de forca. Jesus não diz: “Isso é com você” (Mt 27.4), mas diz: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma” (Mt 11.28–29). Matias foi uma testemunha do ministério de Cristo desde o batismo de João até a ressurreição (At 1.21–22); uma testemunha escolhida para proclamar “o Reino dos Céus” (Mt 10.7), desde o arrependimento até a redenção e a nova vida. Matias e inúmeros outros ministros “esquecidos” anunciam continuamente a verdade de que nenhum pecador deve suportar seu próprio jugo, pois Cristo suportou tudo e matou o pecado para sempre em Sua cruz.

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, que escolheste teu servo Matias para ser contado entre os Doze, concede que tua Igreja, sempre preservada de falsos ensinamentos, possa ser ensinada e guiada por pastores fiéis e verdadeiros; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário