11/04/2020

A Ressurreição do Senhor - Aurora de Páscoa (Ano A)


Êxodo 14.10 — 15.1
1 Coríntios 15.1–11
João 20.1–18


O Senhor Jesus nos livra da morte nos leva para a vida com seu Deus e Pai Celestial

Em Adão, todas as pessoas morrem porque todas pecam. A descendência daquele primeiro jardineiro foi expulsa do Paraíso e voltou ao pó de onde fomos formados. Mas agora chegou outro Jardineiro (Jo 20.15), que dormiu no pó da terra e que, ao ressuscitar, restituiu o Paraíso a todos os filhos dos homens. Jesus nos chama pelo nome com sua voz do Evangelho e por meio da fé abre os nossos olhos para contemplá-lo. Conforme a sua Palavra, entramos no seu sepulcro através do Batismo na sua morte, para que também possamos ressuscitar, assim como Ele ressuscitou “dentre os mortos” (Jo 20.9). Por isso, “cantarei ao Senhor, porque triunfou gloriosamente” (Êx 15.1). Ele lutou por nós contra nossos inimigos, e com sua ressurreição nenhum inimigo resistiu. “Não tenham medo” e “e vejam o livramento que o Senhor” (Êx 14.13) entrega a nós pela pregação do seu Evangelho (1 Co 15.3). Assim, somos ressuscitados com Cristo “segundo as Escrituras” (1 Co 15.4), e continuamos firmes porque somos salvos “por meio dele” (1 Co 15.1–2).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, que através de teu único Filho Jesus Cristo venceste a morte e abriste para nós o portão da vida eterna, oramos com humildade para que possamos viver diante de ti em justiça e pureza para sempre; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Noli Me Tangere, por Abraham Janssens (1575-1632)

Nenhum comentário:

Postar um comentário