Isaías 52.13—53.12
Hebreus 4.14-16; 5.7–9
João 18.1–19.42 ou João 19.17–30
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo
Jesus, o Cordeiro de Deus, foi levado ao matadouro da cruz como sacrifício expiatório pelos pecados do mundo. Ele foi “desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer” (Is 53.3). Jesus é o “Servo, o Justo”, que leva as iniquidades do mundo e justifica a muitos com sua inocente paixão e morte (Is 53.11). “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si”, “foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades”, sofreu o nosso castigo, “e pelas suas feridas fomos sarados” (Is 53.4-5). Como Filho de Deus, Jesus cumpre a Lei em nosso lugar “para que se cumprisse a Escritura” (Jo 19.7, 24). Em perfeita fé e fidelidade, Jesus sentiu as mesmas fraquezas e foi tentado como nós, “mas sem pecado” (Hb 4.15). Como nosso misericordioso Sumo Sacerdote, Jesus nos leva em paz diante do Pai, intercede “pelos transgressores” (Is 53.12) e junta nossas “orações e súplicas” às suas, de forma que somos ouvidos “por causa de sua reverência” (Hb 5.7). Na cruz Ele nos entregou seu Espírito (Jo 19.30), nos lavou com a água do seu lado e nos cobriu com seu sangue (Jo 19.34).
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, graciosamente mantém esta tua família, por quem nosso Senhor Jesus Cristo aceitou ser traído e entregue nas mãos de homens pecadores para sofrer a morte sobre a cruz; através do mesmo Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Imagem: Crucificação, por Benvenuto di Giovanni (1491)
Nenhum comentário:
Postar um comentário