24/09/2013

Cristo guarda silêncio e cobre nossos pecados

“A Adúltera diante de Cristo”, Giovanni Battista Pittoni, o Jovem (1687–1767)
"O amor cobre multidão de pecados." (1 Pedro 4.8)
Neste ponto aprendamos a procurar o próximo que é ovelha perdida, cobrindo sua vergonha com nossa honra e deixando que nossa santidade cubra seus pecados.

O que acontece, porém, quando pessoas se reúnem? Falam dos pecados alheios, querendo demonstrar como sentem horror ao pecado. Por isso, quando vocês homens se reúnem, não falem dos pecados dos outros. Da mesma forma,, vocês, mulheres, ao se reunirem, cubram a vergonha dos outros e não criem feridas que vocês não podem curar. Caso você surpreender duas pessoas num quarto, jogue seu manto sobre elas, e não se esqueça de fechar a porta. Motivo? Ora, você também gostaria de ser tratado assim.

Isso é o que Cristo também faz. Ele guarda silêncio e cobre nossos pecados. Ele bem que poderia nos envergonhar e pisar aos pés, mas ele não o faz. E vocês precisam seguir seu exemplo. A virgem deve dar sua grinalda para a meretriz, e a esposa deve dar seu véu para a adúltera e deixar que tudo seja um manto a cobrir os pecadores. Porque todo homem terá sua ovelha a recuperar , e toda mulher sua dracma perdida; e todos os nossos dons devem pertencer também ao outro.

- Bem-aventurado Martinho Lutero (1483-1546), doutor e reformador da igreja (trecho de Sermão de 1522)

 Fonte: Castelo Forte: Devoções Diárias 1983 (São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1983)

Nenhum comentário:

Postar um comentário